O município de Mercedes, no Oeste do Paraná, tem sido representado com destaque nas principais pistas de BMX do Brasil e do mundo. Aos 16 anos, o atleta Luis Pereira vive uma das fases mais vitoriosas de sua carreira, acumulando resultados expressivos em competições nacionais e internacionais durante as temporadas de 2025 e 2026.
O jovem piloto paranaense tem levado o nome do Estado aos mais altos lugares do pódio, demonstrando talento, dedicação e a importância do investimento no esporte como ferramenta de desenvolvimento humano e formação de atletas de alto rendimento.
Entre os principais resultados conquistados por Luis do ano passado para cá, estão o vice-campeonato Pan-Americano de BMX no Chile, o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro disputado em Salvador (BA), o quinto lugar no Campeonato Mundial realizado em Copenhague, na Dinamarca, além dos títulos da Taça Brasil, do Campeonato Paranaense e de importantes competições estaduais e nacionais. Em 2026, o atleta ampliou ainda mais sua coleção de conquistas ao se tornar campeão Pan-Americano nas categorias Boys 16 anos e Cruiser, além de conquistar o bronze no Campeonato Latino-Americano, ambos realizados em Bogotá, na Colômbia.
O desempenho recente em Bogotá chamou a atenção do cenário continental. Em apenas dois dias de competição, Luis conquistou três pódios em eventos que reuniram quase mil atletas de diversos países das Américas, reforçando sua posição entre os principais nomes da nova geração do BMX latino-americano.
R$39,80
R$34,90
R$39,90
Para o atleta, os resultados são consequência de muito treinamento, disciplina e do suporte recebido ao longo da temporada. “Representar Mercedes, o Paraná e o Brasil em competições tão importantes é motivo de muito orgulho. Cada conquista é resultado de muito trabalho e dedicação, mas também do apoio que recebo do Proesporte, do Governo do Paraná e da Copel. Esse investimento faz toda a diferença para que atletas como eu possam competir em alto nível, viajar para eventos nacionais e internacionais e continuar evoluindo dentro do esporte”, destaca Luis Pereira.
O apoio recebido por meio do PROESPORTE, programa de incentivo ao esporte do Governo do Paraná, aliado ao patrocínio da Copel, tem sido fundamental para garantir a participação do atleta nas principais competições do calendário nacional e internacional. A iniciativa demonstra como as políticas públicas de incentivo ao esporte podem transformar talentos em resultados concretos, fortalecendo o esporte paranaense e ampliando a presença do Estado em eventos de relevância mundial.
Além dos resultados esportivos, a trajetória de Luis serve de inspiração para crianças e adolescentes que sonham em construir uma carreira no esporte. Oriundo de uma cidade com pouco mais de cinco mil habitantes, o atleta mostra que, com oportunidades, planejamento e apoio institucional, é possível alcançar grandes conquistas e competir em igualdade com atletas dos maiores centros esportivos do mundo.
Com uma sequência de resultados positivos e um calendário repleto de desafios pela frente, Luis Pereira segue acelerando rumo a novos objetivos, consolidando-se como um dos principais representantes do BMX paranaense e um exemplo de como o investimento público e privado no esporte gera resultados que ultrapassam as pistas e impactam positivamente toda a sociedade.

