Em menos de uma semana o Coritiba enfrentou o Santos em duas oportunidades, um pela volta da quinta fase da Copa do Brasil e outro confronto pela 16ª rodada do Brasileirão. Depois de apanhar na Copa do Brasil e ser eliminado logo em seu primeiro desafio na competição, o alviverde surrou o algoz no Itaquerão pelo Campeonato Brasileiro. A partida disputada na manhã deste domingo terminou em 3 a 0 para o Coxa. Brener Lopes marcou duas vezes e Josué anotou o terceiro da goleada.
Desta vez, o roteiro foi completamente diferente. Seguro desde os primeiros minutos, o Coritiba controlou o jogo, foi letal nos contra-ataques e encaminhou a vitória ainda na etapa inicial, abrindo 3 a 0 antes do intervalo. A postura agressiva com a bola e sólida sem ela desmontou o sistema defensivo santista e transformou o duelo em uma atuação de imposição do time paranaense fora de casa.
O resultado tem peso importante na tabela e no ambiente. O time de Fernando Seabra quebra uma sequência de três rodadas sem vencer, chega aos 23 pontos e assume provisoriamente a sexta colocação do Brasileirão, com 47% de aproveitamento após 16 jogos. Até aqui, o Coxa soma seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com 21 gols marcados e 19 sofridos. Chama atenção o desempenho longe de Curitiba: são 14 pontos como visitante, contra apenas 9 conquistados no Couto Pereira. O Santos, por sua vez, estaciona nos 18 pontos, cai para o 16º lugar e volta a conviver de perto com a pressão da zona de rebaixamento.
O triunfo também carrega um componente histórico, já que representa a primeira vitória coxa-branca sobre o Santos em dez anos, algo que não acontecia desde 2016, encerrando um incômodo jejum no confronto direto.

No recorte dos 90 minutos, o Coritiba foi dominante no primeiro tempo. Bem organizado atrás, o time esperou o Santos se expor para acelerar em transições rápidas. Logo aos cinco minutos, Josué achou Breno Lopes em velocidade; o atacante disparou desde o meio de campo e finalizou para abrir o placar na Neo Química Arena. Neymar, observado de perto em ano de Copa do Mundo, até tentava assumir o protagonismo santista, mas encontrou dificuldades para furar a marcação.
Aos 19 minutos, Pedro Rocha apareceu nas costas da defesa, deixou o marcador no chão e serviu Breno Lopes, que só empurrou para o gol e fez 2 a 0, deixando o Santos atônito em campo. Pouco depois, aos 33, Sebastián Gómez teve grande chance para diminuir, mas parou em grande defesa de Gabriel Brazão.
O cenário ficou ainda mais favorável ao Coxa aos 36. Breno Lopes sofreu pênalti de Escobar e Josué, com tranquilidade, converteu, anotando o terceiro gol alviverde. Antes do intervalo, o jogo ainda reservou dois momentos de brilho dos goleiros: Pedro Rangel fez milagre em cabeceio de Escobar e no rebote de Neymar, enquanto Gabriel Brazão evitou o quarto gol ao defender, já aos 47, finalização à queima-roupa de Lavega na pequena área.
Na volta do vestiário, o Santos tentou pressionar, mas o ritmo caiu e o confronto ficou truncado. Aos 6 minutos, Gabriel Barbosa finalizou com perigo para fora, em uma das poucas chegadas claras do Peixe. Aos 20, uma confusão na arbitragem terminou com a substituição de Neymar, fato que revoltou o camisa 10 e aumentou o clima de insatisfação do lado santista. Aos 27, Breno Lopes partiria novamente em direção ao gol quando foi derrubado por Barreal, que recebeu cartão vermelho direto. Com um jogador a mais, o Coritiba reduziu o ímpeto ofensivo e se concentrou em administrar o placar até o apito final, confirmando o triunfo contundente como visitante.
Na sequência da competição, o Coritiba volta a campo na segunda-feira (25), às 20h, para enfrentar o Bahia no Couto Pereira, pela 17ª rodada do Brasileirão. O Santos tenta reagir no sábado (23), às 19h, quando visita o Grêmio na Arena do Grêmio em busca de recuperação na tabela.

