A Taça Paraná, maior competição de voleibol nas categorias de base da América do Sul, terá a participação de 153 equipes de 68 instituições, representando 10 estados brasileiros. A 19ª edição acontece entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, em São José dos Pinhais.
A competição, dividida novamente este ano em Série Ouro, Prata e Bronze, será realizada em quatro categorias: Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-21, feminino e masculino. Serão 91 clubes em disputa no feminino e 62 equipes masculinas. No feminino a categoria Sub-16 foi a que mais recebeu equipes inscritas, um total de 32. Já no masculino a categoria Sub-18 surpreendeu e terá a participação de 26 equipes este ano.
Paraná lidera a participação com 15 instituições confirmadas. Santa Catarina vem em seguida com 14 equipes. O estado de Minas Gerais será representado por 10 clubes. São Paulo e Rio de Janeiro estarão presentes com nove clubes cada. Rio Grande do Sul terá a participação de cinco equipe e Goiás mais três clubes. Mato Grosso, Distrito Federal e Pernambuco completam a lista com a presença de uma equipe.
Este ano a Taça terá 15 equipes participando pela primeira vez da competição. Seis de Minas Gerais, três de Santa Catarina e duas do Paraná, Goiás e São Paulo. Para o coordenador geral do evento, Josmar Coelho, a procura dessas equipes vem da referência dos clubes que já participaram em outras edições. “Um dos casos é Goiás veio com apenas uma equipe no ano passado e agora retorna com três. Santa Catarina tinha a questão do calendário estadual bater com as datas da Taça e, diante da procura, houve uma reivindicação dos clubes para que as competições oficiais do estado e da federação não coincidissem com o evento”, explica.
Josmar falou ainda sobre a grande surpresa pelo número de participantes mineiros. “Minas Gerais o alcance foi muito expressivo porque saiu do eixo da capital. Confesso que não imaginava que viriam tantas equipes do interior do estado, mas acredito que se deve às referências dos grandes clubes que sempre participaram e da repercussão que a Taça atingiu nos últimos anos”.
Os organizadores estão satisfeitos com o número de participantes pois receber 153 equipes significa receber em médias 2.500 pessoas diretamente envolvidas no evento, entre atletas, técnicos e dirigentes, sem contar o público em geral que estas equipes trazem na semana do evento.
Outra fator importante que não pode deixar de ser evidenciado é retorno na economia do município que essas equipes e pessoas trazem para a cidade de São José dos Pinhais. “Sabemos que a procura por hospedagens nos hotéis do município já está quase esgotados e, paralelo a isso, todos os demais setores do comércio, principalmente o alimentício, alcança números significativos nesta durante a Taça”, comenta Josmar.
Quanto as demandas técnicas do evento tudo vem sendo preparado com muito empenho pela equipe organizadora. “Estamos nos detalhes finais e preparados para receber os participantes deste que é um dos maiores eventos de voleibol do Brasil”, finaliza o coordenador.
Em breve serão divulgadas informações sobre os locais dos jogos e parcerias deste ano.
A Taça Paraná é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, Prospection Produções e Eventos e apoio do Sesc-Fecomércio, CREF9/PR, Mundovolei e XSPORT- Intercâmbio Esportivo. Para mais informações acesse: www.tacaparanadevolei.com.br . Acompanhe também pelo perfil oficial do evento no Instagram @tacaparana e na fanpage Taça Paraná de Voleibol.