Empresa promotora e organizadora da Stock Car Pro Series, a Vicar anuncia nesta quarta-feira (12) o regresso a circuitos históricos para a temporada 2023. Uma das grandes novidades é o retorno ao Paraná para a disputa da quarta etapa do campeonato, em 18 de junho, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel. O circuito é um dos mais tradicionais e velozes do Brasil e voltará a sediar uma rodada da principal categoria do automobilismo nacional depois de passar por amplas reformas. Outro notável destaque é que a Pro Series voltará a acelerar no exterior depois de seis anos e voltará, em outubro, a Buenos Aires para a disputa da nona etapa do calendário no Autódromo Oscar y Juan Galvez, uma das mais importantes praças do esporte a motor na América Latina e sede de 20 GPs do Mundial de Fórmula 1.
Destaque também para a confirmação de duas etapas no Rio Grande do Sul. Também depois de seis anos, a Stock Car voltará ao circuito onde nasceu oficialmente: o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre, sediará a terceira etapa do campeonato em 21 de maio. É o regresso da categoria ao circuito que recebeu a primeira corrida da história da Pro Series em 22 de abril de 1979. E em 17 de setembro, o Velopark, em Nova Santa Rita (RS), será o palco da oitava das 12 etapas previstas para 2023.
A confirmação da volta de Cascavel, que também fez parte da primeira temporada da categoria, ao calendário traz a Stock Car novamente ao Paraná, um dos principais polos do automobilismo no Brasil. O Estado já recebeu nada menos que 129 corridas da categoria, sendo 68 no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba, 36 no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, e outras 25 em Cascavel.
O fim de semana de 19 a 21 de junho também será marcado pela disputa da terceira rodada da temporada 2023 da Stock Series. A quarta etapa do campeonato da Stock Car levará o nome GP Cascavel.
O traçado no Oeste do Paraná substituirá Brasília no calendário uma vez que a reforma no circuito da Capital Federal não estará concluída a tempo para a realização da quarta etapa. Entretanto, a data da 11ª e penúltima etapa do campeonato, em 26 de novembro, segue mantida e prevista para o local diante da garantia da empresa responsável de que a obra estará finalizada.
Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos exaltou o retorno da Stock Car ao Autódromo Zilmar Beux em 2023. “A velocidade em Cascavel faz parte do nosso DNA. Nós temos tradição de velocidade, temos pilotos reconhecidos a nível nacional e temos também um dos melhores autódromos do País. Fizemos grandes investimentos aqui e, definitivamente, a vinda da Stock Car coroa nossa expectativa”, declarou.
“A injeção que temos na nossa cidade, na economia, no setor de gastronomia e hotelaria, na geração de empregos nesses eventos, é muito grande, e também preserva o histórico na nossa cidade, que sempre teve o automobilismo como parte da nossa cidade e da região Oeste do Paraná”, concluiu Paranhos.
CEO da Vicar, Fernando Julianelli destacou a importância da cidade para o automobilismo nacional e como o evento do tamanho de uma etapa da Pro Series pode alavancar a economia local. “A Vicar está muito feliz em anunciar a volta da Stock Car a Cascavel e ao Paraná. Sem dúvida nenhuma, é uma pista icônica e histórica, onde os pilotos gostam muito de correr e também aproveitar, pela cidade maravilhosa que é Cascavel. Prefeito Paranhos colocou todos os esforços para atender todas as demandas da Confederação Brasileira de Automobilismo para adequar a pista para que fosse possível receber um evento do tamanho da Stock Car. Muito felizes por voltarmos ao Paraná, em um acontecimento que vai movimentar a cidade. Para nós, será um orgulho poder movimentar a economia para a cidade e ter certeza que a pista estará em perfeitas condições para que sempre possamos ter Cascavel no nosso calendário”, afirmou.
Importante para o esporte e a economia — Além de tradicional e importante praça do esporte a motor no Brasil, conhecida pelas suas altas velocidades e a lendária curva do Bacião, o Autódromo Internacional Zilmar Beux é também um patrimônio cultural cascavelense e importante também para a economia local. De acordo com a Secretaria de Esporte de Cascavel, a estimativa para 2023 de que a movimentação financeira impulsionada pelo automobilismo na cidade seja praticamente dobrada, passando de R$ 8 milhões para R$ 15 milhões.
A reforma no autódromo, portanto, foi uma necessidade para que Cascavel pudesse voltar a receber alguns dos grandes eventos do automobilismo nacional. Entre as obras realizadas estão o recapeamento completo do traçado de 3.058 metros — com a mesma tecnologia usada em Interlagos — e a instalação de zebras padrão FIA, em valor investido de R$ 3,1 milhões.
Também há a previsão da construção de uma nova cobertura dos boxes. Segundo a Secretaria de Obras do município, a licitação para a reforma deste importante setor é estimada em R$ 5,5 milhões.
Confira o histórico da Stock Car em Cascavel e o calendário da temporada 2023:
Corridas realizadas pela categoria em Cascavel: 25
Primeira corrida: 9 de dezembro de 1979: vitória de Raul Boesel
Última corrida: 11 de julho de 2021: vitória de Átila Abreu
Todos os vencedores da Stock Car em Cascavel
3 vitórias — Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu
2 vitórias — Valdeno Brito e Rubens Barrichello
1 vitória — Raul Boesel, Affonso Giaffone, Alencar Junior, Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli, Roberto Amaral, Cacá Bueno, Max Wilson, Vitor Genz, Lucas Di Grassi, Felipe Fraga, Bruno Baptista e Daniel Serra
Stock Car Pro Series, calendário 2023
Etapa / Data / Local
2ª – 23/04 – Interlagos (SP)
3ª – 21/05 – Tarumã (RS)
4ª – 18/06 – Cascavel (PR)
5ª – 09/07 – Interlagos (SP)
6ª – 06/08 – Velocitta (SP)
7ª – 27/08 – Goiânia (GO)
8ª – 17/09 – Velopark (RS)
9ª – 08/10 – Buenos Aires (Argentina)
10ª – 29/10 – Velocitta (SP)
11ª – 26/11 – Brasília (DF)
12ª – 17/12 – Interlagos (SP)