Os integrantes da categoria Ok Júnior mostraram, na última sexta-feira (10), que a competitividade e a concorrência dentro da pista não impedem a solidariedade com os colegas fora dela. O sentimento, que tomou conta do pré-grid da segunda bateria classificatória, durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, disputado no kartódromo Beto Carrero, foi em consequência de uma falha elétrica do motor do kart numeral 8, do piloto curitibano Alfredinho Ibiapina (Orcali).
“Foi incrível o que aconteceu. Pilotos concorrentes esperando que o kart do Alfredinho funcionasse, mecânicos de outras equipes tentaram nos ajudar e, com isso, a largada atrasou. Infelizmente, não teve jeito, o Alfredinho não pode participar daquela disputa, e ele já tinha abandonado a primeira prova, por conta de um incidente. Mas nos emocionou muito a demonstração de respeito, amizade e de solidariedade de todos que estavam ali, e isso foi um grande prêmio para nós”, declarou Alfredo Ibiapina, pai do piloto e chefe da equipe A8 Racing.
No sábado (11), corrigido o problema no motor, o piloto entrou na pista motivado pela atitude dos colegas no dia anterior. O terceiro lugar alcançado na terceira classificatória, colocou Alfredinho no 13º posto do grid da corrida final. Em disputas eletrizantes, o piloto cruzou a linha de chegada em 4º lugar com a felicidade de quem ganhou um campeonato.
“Eu agradeço muito os colegas que ficaram na torcida para que o meu kart funcionasse. Aos mecânicos, diretor de prova e todos que estavam naquela situação. Parabéns ao Guilherme Quinteiro, campeão da Ok Júnior, e, vamos para a segunda fase do campeonato disputar o título da Júnior Menor, na minha última participação nesta categoria”, concluiu Alfredinho Ibiapina.
A segunda fase da 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart inicia nesta quarta-feira, com os treinos oficiais. Depois de três baterias classificatórias, a corrida final será realizada no sábado (18), com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.