A despedida de Maurício Shogun do MMA profissional não foi como os fãs esperavam. Na última luta do card preliminar do UFC 283, no Rio de Janeiro, os fãs ovacionaram o ex-campeão do Pride e do Ultimate desde sua entrada na arena, mas o curitibano de 41 anos foi superado por Ihor Potieria, 26, aos 4min05s do primeiro round por nocaute técnico.
A luta começou estudada, com os dois evitando se expor, mas a primeira troca na curta distância teve Shogun combinando dois bons cruzados. Pouco depois, o brasileiro se desequilibrou sozinho e foi ao chão, mas Potieria não conseguiu pegar. No entanto, o ucraniano acertou um golpe de encontro que fez o rival dobrar as pernas. A partir dali, coube a ele partir para cima e golpear até a interrupção do árbitro central.
Mesmo assim, a torcida gritou o nome de Shogun para homenageá-lo e reconheceu a carreira do lendário lutador. O UFC 283 marcou a despedida de um dos maiores lutadores de MMA da história do país e do mundo: Maurício Shogun Rua.
“Galera, desculpa! Eu queria encerrar minha carreira com uma vitória para vocês. Dei meu máximo, mas infelizmente não consegui. Eu paro aqui hoje, pessoal. Eu estou cansado, luto há 21 anos, estou no UFC há 16. Obrigado, UFC, por tudo. Obrigados, meus fãs, vocês sempre foram meu maior combustível”, disse Shogun, no octógono.
Com um cartel de 27 vitórias, 14 derrotas e um empate, Shogun coloca fim em uma carreira lendária, que incluem os cinturões do extinto Pride e do UFC.