A Federação Paranaense de Voleibol (FPV) divulgou nesta quarta-feira (17.06) a lista com o nome dos 16 atletas convocados para integrar a Seleção Paranaense Sub-17 masculina que disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) – Divisão Especial. A competição será realizada entre os dias 16 e 21 de julho, em São Sebastião do Paraíso (MG) com a participação das oito melhores seleções do país. Além do Paraná, estarão na disputa o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O Paraná é bicampeão na categoria, com títulos conquistados em 1999 e 2008. Em 2017 os paranaenses foram superados pelos paulistas na disputa do bronze, encerrando a participação na quarta colocação.
Os convocados vão se apresentar nesta sexta-feira (29.07) para um período de treinamento de 11 dias, na Arena Caramuru, em Ponta Grossa.
No comando da Seleção Paranaense está o experiente técnico Fábio Sampaio, que comanda o time adulto do Caramuru Vôlei que disputará a Superliga 2018/2019, principal competição de voleibol do país, pelo terceiro ano consecutivo. Completam a comissão técnica os auxiliares Victor Hilmann, Diego Sartori e José Laury Junior.
Fábio comentou que a comissão técnica está bastante motivada em trabalhar com essa seleção, especialmente por poder utilizar a estrutura do Caramuru, o que os oferece certos benefícios e vantagens para trabalhar com essa categoria.
“Usaremos todo o staff do Caramuru, com fisioterapia, academia para reforços, equipe médica, psicólogo, além da equipe de quadra que faz toda a diferença, pois a gente sabe que infelizmente são poucos clubes que têm isso tudo à disposição. Então estaremos usando isso da melhor maneira possível para a seleção paranaense. Outra vantagem é que teremos disponíveis 100% dos atletas convocados para esses 10 dias de treinamento para que a gente possa colocar um pouquinho da nossa metodologia do trabalho, usando o que esses atletas têm de melhor em seus clubes e lapidando, colocando a nossa forma de jogar”, destacou Sampaio, completando:
“ Esperamos voltar com bons resultados pois sabemos da dificuldade que enfrentar a tradição que equipes de outros Estados têm, como a do Rio, São Paulo, enfim todos os que estão na Divisão Especial. Sabemos que é um campeonato difícil e que a briga vai ser árdua e constante, mas estaremos preparados para representar bem o nosso Estado.”
A fórmula de disputa da Divisão Especial será semelhante às utilizadas nas temporadas anteriores. Oito participantes, divididos em dois grupos de quatro equipes cada, fazem a fase preliminar. Os seis primeiros se mantêm na elite em 2019, enquanto os dois últimos serão rebaixados.
Segue abaixo a lista dos convocados e respectivos clubes:
Bruno Oliveira – Círculo Militar do Paraná
Vinícius Antonio Macedo – Associação Caramuru Vôlei
Giovanni Luz Cariani – Amavolei
Antony Giordano Cafisso – Associação Caramuru Vôlei
João Pedro Bonfim – Associação Caramuru Vôlei
Matheus Paganine Parizoto – PM Medianeira
Adalberto Bruneli Pagani – PM Nova Esperança
Gabriel Trindade – PM Pinhais
Thiago Sante da Silva – Amavolei
Eduardo Pires Ayala – Círculo Militar do Paraná
Caio Alexandre – PM Pinhais
Lohan Ito Ferreira – Associação Caramuru Vôlei
Nickolas Alexander – Associação de Voleibol do Paraná
Gustavo Sóster Fernandes – Sesi-SP
João Vitor Rosa Adriano – Associação Caramuru Vôlei
Lucas Matheus Andrade Soares – Sada/Cruzeiro