A Seleção Brasileira Sub-19 encerrou neste domingo (29.07) a maratona de amistosos que passou por seis cidades paranaenses na última semana. O último confronto foi neste domingo (29.07), no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, onde a seleção enfrentou a PM Foz do Iguaçu/Pousada Cataratas na partida que encerrou em 3 a 1 para a equipe da casa.
Os amistosos, que fazem parte da preparação da seleção que vai disputar o Campeonato Sul-Americano da categoria, entre os dias 22 e 29 de setembro, na Colômbia, iniciaram na terça-feira (24.07).
No primeiro jogo, em Ponta Grossa, contra a equipe formada por atletas selecionados do Caramuru Vôlei e pela base do time Sub-19 da Associação Vila Velha, a seleção foi superada no tie-break. No dia seguinte, os atletas venceram por 3 a 0 a seleção de Pato Branco, no amistoso que lotou o ginásio Dolivar Lavarda, no Sudoeste do Paraná.
Ainda na região, a seleção passou por Palmas, Chopinzinho e Francisco Beltrão. Na quinta-feira (26.07) mais de 700 pessoas assistiram a vitória da AVP-Palmas/Guararapes/Sudati por 3 a 1 sobre os visitantes. No dia seguinte, na reinauguração do ginásio Dionisto De Bona, em Chopinzinho, a seleção venceu o time da casa por 4 a 0. No sábado, em Francisco Beltrão, a seleção venceu por 4 a 0 a Associação Beltronense de Vôlei e seguiu para o último amistoso em Foz.
Na avaliação do técnico paranaense Fabiano Ribeiro “Magoo” que está no comando da seleção, a maratona de amistosos foi fundamental para avaliar o potencial de cada um dos jogadores.
“Fizemos um grande rodízio entre todos os jogadores e conseguimos observar garotos com grande potencial, mas que ainda precisam evoluir tecnicamente e taticamente, o que é normal para esta categoria. Precisamos evoluir no sistema de ataque e desenvolver alguns conceitos que estamos trabalhando. O saldo foi positivo para sentir todos os garotos atuando pela primeira vez e para saber quem conseguiu suportar a pressão de representar o país. Agora vamos analisar o nosso trabalho até o momento e intensificar os treinos nos fundamentos em que precisamos evoluir, para dar sequência ao nosso trabalho”, analisou.
Os amistosos foram uma iniciativa da Federação Paranaense de Voleibol (FPV) em parceria com os municípios-sede e o departamento de seleções da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).