A CAIXA Cultural traz a Curitiba, para a abertura da temporada da série Samba de Bamba de 2018, a cantora Dhi Ribeiro. Essa é a primeira vez que a sambista se apresenta na cidade. Com uma carreira artística de mais de 20 anos, a cantora, que recentemente participou do programa The Voice Brasil, transitou por vários estilos musicais até se estabelecer no samba. Seu repertório tem como referências Maria Bethânia, Gal Costa, Alcione, Clara Nunes, Eliana Pitman e Zezé Motta. No espetáculo Samba de Bamba, ela será acompanhada por uma banda com sete músicos de Brasília, apresentando um repertório que passeia por clássicos do samba e, também, canções de jovens compositores.
Nascida no Rio de Janeiro, criada em Salvador e estabelecida em Brasília, Dhi Ribeiro traz em suas veias o mais tradicional samba carioca, o axé e a cultura da Bahia e a diversidade cultural e musical tão típicas da mistura brasiliense. Uma mulher de muitos caminhos, de memoráveis interpretações e de uma voz inconfundível, que carrega em seu DNA a tradição do afoxé e dos Filhos de Gandhi, exaltando suas raízes africanas.
Em sua estreia no meio musical, em 1993, Dhi Ribeiro recebeu o prêmio de Cantora Revelação do Carnaval de Salvador. Depois disso, passou quatro anos na Itália como cantora convidada e mestre de cerimônias do tradicional “Circo di Lidia Togni – Un Spettacolo Italiano”, período em que percorreu centenas de cidades europeias, mostrando a grandiosidade e a riqueza da música brasileira.
De volta ao Brasil, passou a se dedicar exclusivamente à carreira solo, lançando, em 2009, pela Universal Music, o CD Manual da Mulher, que teve a música “Para Uso Exclusivo da Casa” executada em rádios e TVs por todo o país. Essa música, que a lançou nacionalmente, fez parte da trilha sonora da novela Lado a Lado, exibida pela Rede Globo em 2012, e ganhadora do Prêmio Emmy Internacional em 2013, considerado o Oscar da TV mundial. Dhi Ribeiro também esteve na trilha sonora da novela Tempos Modernos, exibida pela Rede Globo em 2009, com a música “Aula de Matemática”, de Tom Jobim e Marino Pinto.
Em 2010, criou, em Brasília, o projeto “Roda Dhi Samba”, que promoveu o encontro de grandes sambistas em torno de músicos homenageados. Em 2012, recebeu o título de “Cidadã Honorária de Brasília”, outorgado pela Câmara Legislativa, que entregou essa condecoração no Dia Nacional do Samba. Em 2016, trabalhou como cantora e apresentadora no show musical que marcou a chegada da Tocha Olímpica a Brasília.
Serviço
Música: Samba de Bamba com Dhi Ribeiro
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 06 de março de 2017 (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: Vendas a partir de 03 de março (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: Livre
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)