O Centro Cultural Teatro Guaíra encerra 2018 com público de 76,5 mil espectadores nas produções realizadas pela instituição. Somando-se os eventos externos, o público total do Guaíra foi de 321,5 mil pessoas, sendo 259 mil somente no Guairão. O CCTG é um dos maiores complexos culturais da América Latina, com quatro auditórios em um espaço de 16,9 mil metros quadrados. Além disso, é um dos únicos teatros públicos no país com corpos estáveis: o Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Escola de Dança Teatro Guaíra e a G2 Cia de Dança.
O alto número de espectadores em produções próprias é puxado pelo sucesso do balé O Lago dos Cisnes, que teve público de 25,8 mil pessoas, e pela Orquestra Sinfônica do Paraná. Foram 50 concertos, além dos realizados em conjunto com o Balé Teatro Guaíra, com público de 47,6 mil.
O retorno do Teatro de Comédia do Paraná se consolidou e foram feitas 43 sessões em 2018, sendo 31 de Hoje é Dia de Rock. Já Papéis de Maria Dias, com direção de Carolina Meinerz e Letícia Guimarães, foi encenada 12 vezes e teve 3 mil espectadores.
A Escola de Dança Teatro Guaíra fez 24 apresentações ao longo de 2018 e teve público de 16,8 mil pessoas. A G2 Cia de Dança fez uma turnê pelo interior do estado, fruto de um projeto de democratização do acesso à cultura, e esteve em cidades como Umuarama e Chopinzinho. Foram 5 mil espectadores em todas as sessões.
Veja os números completos:
Balé Teatro Guaíra – 32,9 mil
Orquestra Sinfônica do Paraná – 47,6 mil
G2 Cia de Dança – 5,1 mil
Escola de Dança Teatro Guaíra – 16,8 mil
Festival Espetacular de Teatro de Bonecos – 4,9 mil
Teatro de Comédia do Paraná – 12 mil
Por auditório:
Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – 258,7 mil
Salvador de Ferrante (Guairinha) – 44,6 mil
Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – 8,8 mil
Teatro José Maria Santos – 9,3 mil
* Dados compilados por Gilberto Carbonar