Na próxima terça-feira, dia 20 de novembro, acontece em Ponta Grossa a 5ª edição do Prêmio Orgulho Paranaense. O evento é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), que tem como objetivo homenagear aqueles que, por sua atuação, talento, dedicação e trabalho social, promovem e servem de espelho não apenas à comunidade esportiva, mas a toda sociedade paranaense. Em 2018, um novo modelo será implantado, com etapas regionalizadas, sendo esta primeira homenageando personalidades esportivas da região dos Campos Gerais.
Trinta e oito premiados serão divididos nas categorias que vão celebrar Mérito Esportivo e empresas apoiadoras do esporte. Entre eles, figuras representativas como o atleta do tiro esportivo paralímpico, Carlos Garletti, que competiu em duas edições dos Jogos Paralímpicos, Londres 2012 e Rio 2016; o técnico de basquete Ben Hur Chiconato, comandante da equipe Tubarões de Basquete em Cadeira de Rodas; e a Copel, a maior patrocinadora do esporte paranaense, premiada na figura de seu presidente, Jonel Yurk.
Personalidades paranaenses com relevância nacional e internacional também estarão presentes sendo reconhecidos por suas carreiras em prol do esporte. A citar Emanuel Rego, do vôlei de praia, e Marcelo dos Santos, da bocha adaptada, respectivamente medalhistas olímpico e paralímpico, além do árbitro de vôlei internacional Paulo Turci.
Para a governadora Cida Borghetti “esse reconhecimento valoriza o esporte paranaense em todas as suas instâncias e isso demonstra o quanto o Governo não mede esforços para prestigiar os grandes nomes que fazem do nosso estado um exemplo nesta área. Realmente eles são um orgulho do Paraná”.
O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, João Barbiero, destaca a importância da retomada do evento: “Após dois anos de inatividade, reconhecemos a necessidade de premiar e homenagear aqueles que por meio do esporte se destacaram no cenário estadual e nacional. É a primeira etapa do prêmio e no futuro iremos fazer em outras regionais. Assim, o prêmio se torna mais democrático e abrangente”.
História
O Prêmio Orgulho Paranaense existe desde 2012 e já contemplou nomes de grande prestígio em nível nacional e internacional a exemplo do trimedalhista olímpico e tricampeão mundial no vôlei de praia, Emanuel Rego, e do pentacampeão mundial pela seleção brasileira, Ricardinho. A última edição foi realizada em 2015 e a atual gestão do Governo do Estado resgata este importante programa de fomento e reconhecimento daqueles que atuam para fortalecer o esporte paranaense.
O evento acontecerá no Clube Ponta Lagoa, às 19h, em Ponta Grossa. Na oportunidade, será inaugurada uma arena esportiva e assinado contrato de 100 mil reais para a equipe de basquete em cadeira de rodas com patrocínio da Copel.
SERVIÇO:
EVENTO: PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE – Edição Campos Gerais
DATA: 20 de novembro
HORA: 19h