Por Assessoria de Imprensa
A praia de Piratininga, em Niterói (RJ) recebeu entre 5 e 7 de maio a Copa Rio de Beach Tennis, torneio da Federação Internacional de Tênis com premiação de U$ 10 mil dólares, reunindo 708 atletas de 12 países.
Além das disputas da categoria profissional, os duelos também aconteceram nas chaves menores e teve paranaense comemorando título na Sub-14 masculina e feminina.
No masculino, Giovani Cariani e Murilo Corrêa garantiram o título da etapa carioca do torneio internacional, e Antônia Thompson e Sabrina Guimarães ficara com o primeiro lugar na feminina. Mais um título importante das jovens promessas do Beach Tennis paranaense.
Além de apresentar novos talentos do esporte, a Copa Rio de Beach Tennis também serviu como ponto de observação para o capitão Narck Rodrigues fazer a convocação da seleção Brasileira de Beach, visando o Mundial por Equipes, em Moscou, na Rússia, em julho.
A convocação deve sair nesta terça-feira (9). Segundo o treinador Marco Roza da equipe Sub-14 de Maringá, a preparação com os jovens atletas da lá já vem ocorrendo desde o começo do ano, com foco numa possível convocação. Segundo ele, o grupo que esteve no Rio, apesar da pouca idade, já demonstra bastante experiência.
“A preparação deles vem desde janeiro, no projeto com a sub-14. Começamos com o objetivo de treiná-los para a seletiva da seleção, e foi muito legal porque tivemos resultados acima da expectativa, e todos demonstraram boa experiência. Na convocação, que deve sair amanhã, será apenas uma dupla masculina e uma feminina. A nossa expectativa está bem positiva porque Antônia e Sabrina são as atuais bicampeãs (2015 e 2016) da categoria na Copa das Federações de Beach Tennis e os meninos também estão muito acima”, disse.
Durante todos os dias, a entrada na arena foi gratuita para o público, que pôde acompanhar de perto o título da dupla italiana Marcos Garavini (tetracampeão do mundo) e Luca Cramarrossa no masculino, e das brasileiras Joana Cortez (atual campeã mundial) e Rafaella Miller, sexta no ranking ITF.
O torneio reuniu os melhores atletas do mundo na modalidade, inclusive o maior campeão da história do esporte, com mais de 150 títulos, o italiano Alex Mingozzi, de 35 anos, e a curitibana Marcela Vita, melhor paranaense colocada no ranking internacional.