Por Bispo Neto
Os pilotos curitibanos Jair Bana e Carlos Eduardo “Duda” Bana (Pirelli/Bana Pneus) tiveram boa participação no fim de semana (19 e 20/8), na quinta etapa do Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2017, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). A bordo do Gol n.º 37, com preparação da MP Competições, Jair e Duda ficaram em oitavo lugar no Metropolitano de Curitiba e depois de duas corridas com pista molhada, uma penalização lhes tirou uma melhor colocação na categoria Marcas “A”.
No treino classificatório do sábado com chuva, Jair e Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus) não conseguiram marcar tempo devido a um acidente e largaram da 17.ª posição na Geral. Dada a largada para a primeira corrida, Jair Bana foi para a pista para uma prova de recuperação, mas a chuva não dava trégua e os acidentes aconteciam a cada volta, forçando a entrada do Safety Car por três vezes para a retirada dos carros acidentados. Jair Bana chegou a estar na 12.ª posição, mas também deu uma escapada da pista, caindo para as últimas posições. Recebeu a bandeirada final em 10.º lugar na Marcas “A”. Depois de 17 voltas de corrida, a vitória foi de Gustavo Magnabosco na Geral e Marcas “A”, com tempo de 34min42s021, seguido de Richard Heidrich, a 21s449, Edson Bueno, a 55s320, Ruslan Carta Filho, a 1min03s527, Gustavo Dal Pizzol, a 1min09s492, e, Marcel Sedano, a 1min24s911.
Na segunda corrida, Duda Bana assumiu o comando do Gol n.º 37, largando em 15.º na Geral. Ganhou duas posições na primeira volta e em boa “tocada” era o oitavo colocado na quinta volta, mas com pista molhada, levou uma penalização por ter se tocado com um adversário e teve que fazer uma passagem lenta pelos boxes, caindo para a 16.ª posição. Passou a fazer nova corrida de recuperação. Na 7.ª volta, era o 15.º colocado, ganhou mais uma posição na 11.ª volta e na 14ª volta ganhou mais uma. Nas quatro últimas voltas ganhou mais três posições, recebendo a bandeirada final em 10.º lugar na Geral e sexto em sua categoria. Ao fim de 20 voltas, vitória de Gustavo Magnabosco na Geral e Marcas “A”, com tempo de 35min16s794, com Richard Heidrich em segundo, a 1s167, Andrei Carta em terceiro, a 2s655, Guto Baldo em quarto, a 3s161, Davi Dal Pizzol em quinto, a 6s202, e, Duda Bana em sexto, a 7s168.
“Essa etapa foi atípica, com muita chuva desde os treinos livres até a segunda bateria, ela apenas diminuía e aumentava, só parou de chover um pouco na parte final da segunda bateria nossa, depois voltou. Com isso, tivemos problemas no treino classificatório, sofrendo acidente e não marcando tempo. Tive que fazer corrida de recuperação e mesmo assim levei alguns toques porque a pista estava muito lisa. Mesmo assim terminei em décimo a minha corrida”, declarou Jair Bana. “Infelizmente fui punido por um toque com outro adversário e não fomos ao pódio da quinta etapa. Não foi maldade minha, mas o carro não parou e eu toquei de lado com ele. Os Comissários Desportivos me puniram com uma passagem pelos boxes. Nosso carro estava muito bom e certamente eu chegaria entre os quatro primeiros na categoria. Mas faz parte, vamos tentar nos recuperar na sexta etapa do Metropolitano, no mês de setembro”, concluiu Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus).
– Resultado Final –
Somados os pontos das duas provas realizadas no Metropolitano de Curitiba a classificação final da categoria Marcas “A” foi a seguinte: 1.º) Gustavo Magnabosco (SC), 40 pontos; 2.º) Richard Heidrich (SC), 30; 3.º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 22; 4.º) Edson Bueno (PR), 16; 5.º) Guto Baldo (PR), 12; 6.º) Davi Dal Pizzol/Luiz Filgueiras (SC), 12; 7.º) Gustavo Dal Pizzol (SC), 8; e 8.º) Jair Bana/Duda Bana (PR), 7. A sexta etapa do Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2017 está marcada para os dias 16 e 17 de setembro, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC),situado em Pinhais (PR).