O Paraná Clube está matematicamente rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro. O que já estava confirmado no quesito desempenho, agora matematicamente já está sacramentado e o tricolor retorna para a Série B apenas um ano após o empolgante acesso.
A temporada 2018 é para ser esquecida pelo torcedor paranista. Depois de um péssimo estadual, onde venceu apenas um jogo pela Taça Dionísio Filho e quatro partidas pela Taça Caio Júnior, o tricolor teve seu rebaixamento confirmado matematicamente, embora já estivesse se levarmos em conta o quesito desempenho.
Em 32 rodadas disputadas até aqui, o time da Vila tem apenas três vitórias, nove empates e 20 derrotas. Com o aproveitamento de somente 18.8%, o Paraná tem a metade dos pontos em relação ao primeiro clube fora da zona do rebaixamento.
Os números negativos não param por aí. O time dirigido hoje por Dado Cavalcanti, que chegou para substituir Claudinei Oliveira que já substituía Rogério Micale, marcou apenas 14 gols, sofrendo impressionantes 51.
O Paraná que não vence há 18 rodadas poderá completar um turno inteiro sem triunfar. A última vitória foi na Vila Capanema justamente contra o América-MG, próximo adversário, agora pelo returno.
Outro recorde negativo vem das arquibancadas. O tricolor é dono do pior público em uma partida da Série A, com apenas 931 pagantes, no empate contra o Vitória-BA. Na média, o público foi de 5.668 pagantes por partida.
Dos dez piores públicos do Brasileirão, o Paraná aparece em cinco jogos.