Por Rafael Pignataro
Foto: Gustavo Oliveira/Londrina EC
Um domingo (3) inesquecível para o torcedor londrinense. Jogando no Estádio do Café, o Londrina conseguiu um grande resultado diante do Cruzeiro e está na final da Copa da Primeira Liga. Depois de estar perdendo por dois a zero, reação, empate aos 50 e vitória na decisão por pênaltis, por 3 a 1. O herói da classificação foi o goleiro César, que defendeu três penalidades.
Jogando com a presença de mais de 17 mil torcedores, o Londrina conseguiu o que poucos esperavam. Com a força das arquibancadas o tubarão começou a partida em cima da raposa, mas foram os visitantes quem abriram o placar. Após cobrança de escanteio de Rafinha, Lucas Silva subiu de cabeça, ganhou da marcação e conseguiu balançar as redes de César.
Mesmo tentando o Londrina não conseguia marcar, mas jogando pra frente, deixava espaços para que os mineiros fossem com velocidade para o ataque e no começo do segundo tempo, o jogador Sassá aproveitou boa jogada pela direito e ampliou a diferença.
Tudo parecia estar dando errado para o LEC. O time atacava, atacava, mas parada nas defesas do goleiro Rafael e também nas bolas que acertaram a trave. O primeiro gol dos paranaenses aconteceu aos 38, quando depois de ótimo cruzamento Safira subiu de cabeça e diminuiu a diferença, colocando o Londrina novamente na partida.
O jogo esquentou e a equipe de Tencati não parava de atacar e novamente a trave salvou o Cruzeiro, que por sua vez, desperdiçava oportunidades de aumentar o placar e definir o jogo.
Aos 50 minutos o atacante Safira fez jogada individual e foi derrubado na grande área. O árbitro Vuaden anotou a penalidade, cobrada e convertida por Germano, que empatou o confronto e levou a decisão para as penalidades máximas.
Nos pênaltis o grande destaque foi o goleiro César, que defendeu as penalidades cobradas por Lucas Silva, Arthur e Alex, garantindo a classificação paranaense para a decisão. Na final o adversário será o Atlético-MG, que eliminou o Paraná Clube.
Londrina e Atlético-MG decidem a Copa da Primeira Liga no dia 8 de outubro, no estádio do Café.