Uma semana de muito tênis em Curitiba precisava de uma final em grande estilo. O público de mais de oito mil pessoas que aplaudiu e impulsionou os brasileiros desde o qualifying, lotou novamente a quadra central para ver Felipe Meligeni Alves e o português Jaime Faria duelarem pelo título da Copa Internacional de Tênis, ATP Challenger 100.
Ambos buscando o melhor ranking com os 100 pontos do campeão e o prêmio de US$ 18.230,00. Mas Jaime Faria entrou decidido e hoje, esteve melhor que o brasileiro. Devolveu a derrota sofrida na última rodada do qualifying de Roland Garros esse ano, e venceu por 6/4 6/4. Esse foi o segundo e maior título de Challenger da carreira do português.
“Não foi o que eu gostaria, mas essa semana foi também um aprendizado mental. Na semana passada perdi por 1 e 1 e aqui, consegui chegar na final com uma mentalidade diferente. Isso é importante, porque muita coisa ainda tem por vir, estou apenas há duas semanas com meu novo técnico Matias O’neille e conseguimos este resultado, então mostrou que sou capaz de fazer muita coisa ainda”, disse Meligeni.
Jaime, que chegou no Brasil como 144º do ranking, comemora a nova posição que deve ser perto de 120º e perto também de seu objetivo que é jogar torneios maiores na temporada 2025. “Eu não fico olhando muito o ranking, mas espero que esses pontos ganhos aqui possam alavancar a minha carreira no próximo ano. No tênis, quem trabalha mais, se esforça mais e é mais regular, se dá melhor”, disse Faria que ainda agradeceu a técnica Neuza Silva que o acompanhou nos dois torneios no Brasil.
E antes de se despedir da capital paranaense, Farias elogiou: “foi o melhor torneio Challenger que já disputei na carreira, tanto organização, como o clube, a torcida, todos excelentes, nada a dizer. Hoje não estiveram do meu lado, mas durante toda a semana souberam aplaudir pontos bonitos, mesmo dos adversários brasileiros e isso é o que esperamos em um torneio de tênis”.
Felipe também sobe no ranking e volta ao terceiro posto entre os brasileiros, com a 150ª posição. Ele agora vai para Buenos Aires treinar por uma semana, depois disputa os últimos dois torneios do ano em Lima e São Paulo.
Pontuação
Campeão – 100
Finalista – 50
Semifinal – 25
Quartas de final – 14
2ª rodada – 7
1ª rodada – 0
Premiação total US$133 mil
Campeão – $ 18.230
Finalista – $ 10.730
Semifinal – $ 6.340
Quartas de final – $ 3.690
2ª rodada – $ 2.175
Copa Internacional de Tênis de Curitiba(PR)
1ª edição –
23 a 29 de outubro de 2023
Graciosa Country Club
Campeão de simples:
2023 – Hugo Dellien(BOL)
2024 – Jaime Faria(POR)
Campeões de Duplas:
2023 – Guido Andreozzi(ARG)/ Ignacio Carou(URU)
2024 – Fernando Romboli(BRA)/ Matia Soto(EQU)
A 2º edição do ATP Challenger 100 de Curitiba, é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Kia – Carro Oficial, Festval, EMS Farmacêutica, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Aberje, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Stella Artois Pure Gold, AG7 Building Wellness.
O evento é realizado no Graciosa Country Club, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour 100.
A realização é do Instituto Sports.