No próximo fim de semana, a pista do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, será palco da segunda etapa da temporada da Copa São Paulo Light, o regional mais concorrido do kartismo brasileiro. Pilotos de quase todo o país desembarcam na capital paulista para acelerar no traçado. Os irmãos paranaenses Rafael e Guilherme Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum) têm se destacado nas últimas temporadas, chamando a atenção dos adversários.
Na prova de abertura do ano do Paulista Light, o melhor resultado da dupla de Curitiba foi o pódio de Rafael, que conquistou a quarta colocação na categoria Júnior Menor. Já Guilherme conseguiu ficar entre os sete melhores, na corrida disputada no início de fevereiro.
Para esta segunda etapa, os irmãos Busato não vão mais estar juntos na mesma categoria. Buscando evoluir cada vez mais no kartismo, e por decisão da equipe, Rafael vai antecipar sua subida de categoria e, por isso, entra na pista agora como piloto Júnior. Enquanto isso, Guilherme Busato segue na Júnior Menor pelo restante da temporada 2024. Desta forma, não veremos mais, pelo menos nos próximos meses, os irmãos “em comboio” nas competições desta temporada.
“Foi uma decisão em conjunto com minha equipe. Vou poder evoluir minha pilotagem disputando provas com adversários que já estiveram dois anos na Júnior Menor e hoje são Júnior. Eu fiz apenas uma corrida oficial de Júnior Menor e já vou subir de categoria. Mas acredito que vou conseguir me adaptar rápido e os resultados vão vir”, analisou Rafael Busato.
“A gente vem correndo junto desde o início no kart. Vai ser um pouco estranho não correr com meu irmão na mesma categoria, mas vou estar torcendo por ele e tenho certeza de que ele vai torcer por mim também”, disse Guilherme Busato.
Rafael e Guilherme Busato já começam nesta quinta-feira (29) a programação de treinos livres em Interlagos, com duas sessões e mais dois treinos livres nesta sexta-feira (1). Os treinos que definem as posições na largada serão à tarde, com a Júnior Menor às 12h20 e a Júnior às 12h30. A largada das baterias válidas para esta segunda etapa será no sábado, numa sequência de categorias começando pelos pilotos da Mirim.