A quinta etapa da Império Endurance Brasil 2020, durou pouco para os irmãos Wagner e Fábio Ebrahim, durante as Quatro Horas de Curitiba, realizada neste sábado (28/11), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Com o Ginetta G58, o piloto Fábio Ebrahim largou da sexta posição do grid, pulou para o terceiro lugar antes da primeira curva e fez uma corrida irreparável até a quinta volta, quando quebrou a suspensão traseira esquerda do carro na saída da “Junção”, ocasionando a rodada, batida no “guard rail” e abandono da prova.
Os problemas técnicos do Ginetta G58 começaram no treino extra de quinta-feira, onde seu melhor tempo foi de 1min17s643, o 12.º na Geral e muito acima do tempo já conquistado pela equipe curitibana no AIC. Dos quatro treinos livres realizados os Irmãos Ebrahim participaram apenas de dois, onde tiveram pouco tempo para acertar o carro, mesmo assim conseguiram os acertos desejados, depois de muito trabalho da equipe em reparar o problema técnico em tempo recorde. Com isso, Fábio e Wagner foram para o classificatório com poucos km rodados, mas em condições de fazer um bom tempo, 1min14s149 foi a média da dupla que conquistou o sexto lugar do grid de largada.
Fábio Ebrahim foi para o primeiro “stint” com o Ginetta G58, largando da sexta colocação, e em excelente arrancada, pulou da sexta para a terceira posição antes da primeira curva à direita no fim da reta do AIC. Acompanhou os líderes de perto por cinco voltas, quando no início da sexta volta, na saída da curva da “Junção” antes da curva do “Pinheirinho”, quebrou a suspensão traseira do Ginetta G58 e Fábio Ebrahim virou passageiro, com o carro rodando e batendo forte no “guard rail” e sem condições de retornar aos boxes abandonou a corrida ali mesmo, para a tristeza de todos na equipe, depois do empenho de todos para colocar o carro no grid.
Fim de prova para os Irmãos Ebrahim, que agora terão mais três semanas para arrumar o seu Ginetta G58 e deixa-lo pronto para mais uma disputa na sexta etapa, seja em Santa Cruz do Sul ou Interlagos, o que ainda está sendo decidido pela organização da Império Endurance Brasil. “Depois de muito trabalho de todos na equipe e o empenhos dos pilotos para classificar o Ginetta G58 na sexta posição do grid, aconteceu a quebra da suspensão traseira esquerda na quinta volta e tivemos que abandonar. Há muito tempo não virava passageiro no carro. Ainda bem que não estava em alta velocidade e bati fraco no guard rail. Agora é arrumar o carro para a última etapa e fazer uma despedida honrosa da temporada 2020”, disse Fábio Ebrahim (Motul/Valorem/BV Import/Time Line Br/Yokohama).
– Resultado final –
Após quatro horas de prova e 160 voltas completadas, os 12 primeiros da 5.ª etapa da Imperial Endurance Brasil 2020 foram: 1.º) Pedro Queirolo/David Muffato (P1 – AJR), 160 voltas em 4h01min12s092; 2.º) Xandinho Negrão/Xandy Negrão/Andreas Mattheis (GT3 – Mercedes-AMG), a 2 volta; 3.º) Henrique Assunção/Anderson Toso/Carlos Kray/Fernendo Fortes (P1 – AJR), a 2 voltas; 4.º) Sérgio Ribas/Guilherme Ribas/Júlio Campos (GT3L – Aston Martin), a 5 voltas; 5.º) Marçal Muller/Tom Filho/Ricardo Mendes (GT3L – Ferrari 155), a 6 voltas; 6.º) André Moraes/Cássio Mello (GT4 – Mercedes), a 7 volta; 7.º) Leonardo Sanchez/Átila Abreu/Miguel Paludo (GT4 – Mercedes), a 8 voltas; 8.º) Chico Horta/Wiliam Freire (GT4L – Ginetta), a 12 voltas; 9.º) Fábio Ohashi/Fernando Fortes/Bruna Tomazelli (P3 – MRX), a 13 voltas; 10.º) Alexandre Auler/Guilherme Salas (GT3 – Mercedes), a 13 voltas; 11.º) Carlos Antunes/Yuri Antunes (P3 – MRX), a 14 voltas; e 12.º) Flávio Abrunhoza/Lucas Foresti/Leandro Ferrai (GT4 – McLaren), a 14 voltas. A 6.ª etapa da Império Endurance Brasil está marcada para o dia 19 de dezembro, em Santa Cruz do Sul (RS) ou Interlagos (SP), a ser confirmado pela organização.