Neste sábado (2), o Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, foi palco da edição 2024 do Campeonato Paranaense de Kart, evento que, simultaneamente, marcou o Open do Brasileiro de Kart, para o Grupo 2. Os irmãos Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), de Curitiba, encararam a pista, disputando nas categorias Júnior Menor, Júnior e OK Júnior em um fim de semana de muito aprendizado. E, ainda no domingo (3), seguiram para São Paulo, onde acompanharam de perto o GP São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos.
Na semana de provas em Londrina, as disputas começaram com as categorias Júnior Menor, para Guilherme, e Júnior, para Rafael. Após um bom desempenho no treino classificatório, Guilherme garantiu um lugar na segunda fila e mostrou ritmo na primeira corrida, alcançando a quarta colocação. Porém, um toque na segunda prova classificatória o tirou da briga, e, na final, quando estava na quarta colocação na quinta volta, foi envolvido em um incidente que o obrigou a abandonar.
Já na categoria OK Júnior, Guilherme largou da terceira fila e finalizou a primeira corrida em sétimo lugar, mas foi forçado a abandonar na segunda prova. Na grande final, completou apenas uma volta antes de rodar e ficar fora da corrida, encerrando assim sua participação no Open de forma precoce. Apesar dos contratempos, ele vê o final de semana como uma preparação importante. “Foi um fim de semana muito intenso, mas também de muito aprendizado. É só o começo, e quero focar na semana que vem, que é o nosso objetivo principal”, comenta Guilherme, confiante.
Rafael Busato, por sua vez, começou forte na Júnior, largando na primeira fila e dominando as duas provas classificatórias, o que o colocou na pole para a final. Ele lutou pela liderança até o fim, mas um leve erro ao pisar na grama resultou em uma rodada, deixando-o fora do pódio. Mesmo assim, sua atuação foi marcada pela competitividade.
Na OK Júnior, Rafael conquistou a pole no treino de classificação, mas as corridas classificatórias foram desafiadoras, onde obteve o sexto e nono lugares no geral. Na final, debaixo de chuva, quando estava a duas voltas do fim, ele rodou novamente e foi obrigado a abandonar a corrida. No entanto, Rafael avalia a jornada de maneira positiva e destaca o valor do aprendizado no fim de semana. “Me adaptei muito bem à pista e aprendi muito com cada corrida. Agora, o foco total é na semana que vem, onde espero conquistar resultados melhores no Brasileiro”, afirma.
Após as corridas em Londrina, os irmãos Busato embarcaram para São Paulo e tiveram a oportunidade de sentir de perto as emoções da Fórmula 1, no GP São Paulo, uma experiência que promete inspirá-los ainda mais para os desafios que virão. Assistir às disputas de perto reforçou o espírito competitivo dos gêmeos, que agora estão ainda mais motivados para a semana de competição nacional.
“Estar aqui na Fórmula 1 é incrível, tudo é muito intenso. Cada detalhe faz diferença, e estar aqui me deixou com mais vontade ainda de crescer no kart.” disse Guilherme, em Interlagos.
“Foi demais! Ver os carros e os pilotos ali na pista, é uma energia que contagia. Fiquei imaginando, quem sabe a gente no futuro, competindo assim, seria demais.” completou Rafael Busato.
Guilherme e Rafael já se preparam para voltar à pista do Kartódromo Luigi Borghesi, entre os dias 11 e 16 de novembro. O Grupo 2 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart promete ser uma disputa acirrada, e os irmãos estão determinados a mostrar seu melhor desempenho em um evento que reunirá as principais categorias do kartismo nacional.