Através de um arbitral online, a Federação Paranaense de Futebol e os clubes envolvidos definiram o Campeonato Paranaense 2022. A competição, que contará com a presença do público torcedor, começa no dia 23 de janeiro e terá sua decisão no dia 03 de abril.
A fórmula de disputa continua a mesma. Na Primeira Fase, os 12 clubes se enfrentam em turno único e os oito melhores se classificam para as quartas de final. As duas equipes com menor número de pontos serão rebaixadas.
Nas fases seguintes (quartas, semifinais e finais) os classificados se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de seus grupos.
O troféu da competição estadual levará o nome de Renato Follador, ex-presidente do Coritiba, que faleceu em julho, vítima da Covid-19.
Uma mudança votada pelos clubes é que nesta edição somente 35 atletas poderão ser inscritos, com a possibilidade de substituir cinco atletas no decorrer do campeonato.
Os 12 clubes que brigam pelo título: Athletico, Coritiba, Paraná Clube, Londrina, Operário, FC Cascavel, Maringá, Rio Branco, Cianorte, Azuriz, São Joseense e União.