Por Assessoria de Imprensa
Foto: Rafael Pignataro
A terceira edição do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz já tem data e local para começar. Será em Curitiba (PR), no Museu Oscar Niemeyer- Parcão, no dia 3 de junho (sábado), com entrada gratuita. A programação mescla blues e jazz e conta com uma line up incrível. Os americanos Joe Louis Walker e Wallace Roney Quintet, lendas respectivamente do blues e do jazz, e o brasileiro Zeca Baleiro, fazendo um inédito show de blues, são os principais destaques da primeira etapa da programação.
O evento foi criado com um conceito simples: um dia para curtir com a família e os amigos. Para que isso se concretize, os shows são sempre realizados em locais ao ar livre, com bons espaços para o convívio social, no melhor espírito “música no parque”.
A terceira edição do Festival BB Seguridade vem cercada de grandes expectativas, especialmente se levarmos em conta os ótimos números contabilizados em 2016. Os shows atraíram: 15 mil pessoas em São Paulo; 20 mil em Brasília; 18 mil em Recife e 32 mil em Porto Alegre. Tal êxito levou ao acréscimo de mais duas capitais na programação de 2017, Curitiba e Belo Horizonte.
Em 2015, em sua edição inaugural, o Festival BB Seguridade de Blues e Jazz contemplou São Paulo e Brasília nomes como Stanley Jordan, Blues Etílicos e Nuno Mindélis, com ótima repercussão. Em 2016, tivemos Maria Gadú, Steve Guyger, Marco Lobo Quinteto e David Liebman e Toninho Horta, com etapas em São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Recife.
3ª. Edição:
Cantor, compositor, guitarrista e produtor, Joe Louis Walker iniciou a carreira nos anos 1960 tocando com lendas do blues e do jazz como John Lee Hooker, Willie Dixon, Otis Rush, Thelonius Monk, John Mayall, Muddy Waters e Steve Miller.
Ele lançou o primeiro álbum-solo, Cold Is The Night, em 1986, e a partir dali consolidou sua carreira como um dos grandes nomes do gênero, misturando blues, rock, soul e jazz e lançando 23 álbuns e 3 DVDs. Walker já gravou com B.B.King, Buddy Guy, Bonnie Raitt e Scotty Moore, e concorreu ao Grammy em 2016.
Wallace Roney nasceu em 25 de maio de 1960, e teve como mentor ninguém menos do que o lendário Miles Davis, que entre 1983 e 1991 o ensinou os principais macetes do seu instrumento, o trompete. Eles tocaram juntos no festival de Montreux em 1991, e Roney participou do álbum A Tribute To Miles, lançado em 1994 e contando com a participação de mestres como Wayne Shorter, Tony Willians, Herbie Hancock e Ron Carter.
Em seu vasto currículo, Wallace Roney também conta com prêmios da revista DownBeat, a bíblia do jazz, gravações e shows com feras do porte de Art Blackey, Ornette Coleman, Sonny Rollins, Carole King, Joni Mitchell e Dizzy Gillespie e o lançamento de vários álbuns. Seu Wallace Roney Quintet é integrado por ele, o irmão Antonie Roney (sax), Carlos McKinney(piano), Clarence Seay (baixo) e Eric Allen (bateria).
Zeca Baleiro surgiu no cenário musical brasileiro há cerca de 20 anos, e desde então conquistou um público fiel, que curte sua mistura de MPB, rock, pop e blues. Este último será o tema de seu show no Festival BB Seguridade, algo inédito em sua trajetória.
O consagrado grupo carioca Blues Etílicos, o elogiado grupo mineiro O Bando, a contagianteOrleans Street Jazz Band e uma banda paranaense ainda a ser escalada completam o time dessa primeira etapa do festival.
Serviço:
Museu Oscar Niemeyer- Parcão
Rua Marechal Hermes, 999 – acesso também pela Rua Manoel Eufrásio
03/06/2017
11h às 19h
Evento Gratuito
https://www.facebook.com/festivalbbseguridade/