No mês em que completa 63 anos, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) reuniu mais de 20 obras de professores da instituição em exposição que será inaugurada nessa quinta-feira (17), no Centro Cultural da Universidade, localizado no câmpus de Curitiba. A exposição ficará aberta até o dia 17 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e entrada gratuita. É possível agendar visitas para o período noturno e aos sábados de manhã.
O evento integra as homenagens ao aniversário da Universidade, que completou 63 anos em 14 de março. Além disso, a exposição busca fortalecer as artes plásticas, valorizar a cultura paranaense e apresentar aos estudantes e comunidade em geral os artistas que passaram pela instituição.
“Não existe universidade sem cultura, daí a importância dessa exposição. Nosso objetivo é incentivar os estudantes que têm talento para as artes plásticas e homenagear os pintores, desenhistas e escultores que passaram pela PUCPR, além de apresentá-los a um público que talvez não os conhecesse”, comenta Fernando Antonio Fontoura Bini, professor da PUCPR e responsável pela curadoria do evento.
Artistas em exposição – Estarão expostas no Centro Cultural da PUCPR 23 obras, de sete artistas. Confira os nomes:
Abrão Assad: arquiteto, escultor e desenhista, foi professor da PUCPR entre 1976 e 1980 e participou da modernização do sistema de transporte coletivo da capital paranaense.
Estela Sandrini: a pintora é referência no campo da arte e gestão cultural. Com bagagem estrangeira, a artista lecionou na PUCPR entre os anos de 1978 e 1995, no curso de Desenho Industrial.
Euro Brandão: além de grande nome da engenharia, foi pintor, desenhista e professor. Reitor da PUCPR de 1986 a 1998.
Fernando Calderari: falecido em 2021, foi discípulo de Guido Viaro e um dos nomes mais memoráveis do curso de Design da PUCPR. Integra a exposição com pinturas a óleo e gravuras em metal.
Ingo Moosburger: professor do Curso de Design da PUCPR desde 1978, é pintor e desenhista.
Ivo Vaz: na exposição, estarão expostas peças em cerâmica, grande especialidade do artista. Vaz foi professor da PUCPR de 1986 a 2006.
Lígia Beatriz Borba: com grande parte da vida dedicada à cerâmica, atuou como professora de anatomia aplicada à escultura e lecionou por cinco anos na PUCPR.
Projeto Caminho das Artes – Com o objetivo de incentivar o talento artístico dos estudantes, a PUCPR desenvolveu o site “Caminho das Artes”, no qual é possível conferir todas as obras que estão em exposição permanente na Universidade para, depois, conhecê-las presencialmente. Para saber mais, acesse: https://www.pucpr.br/vida-no-campus/trilha-cultural/.
Serviço:
Exposição de arte – 63 anos da PUCPR
De 17 de março a 17 de junho de 2022
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Entrada gratuita
Centro Cultural da PUCPR
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba – PR
Mais informações: https://www.pucpr.br/