A peteca vai subir a partir desta quarta-feira (15) para o Circuito Nacional – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI). A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) organiza de forma simultânea eventos das modalidades olímpica e paralímpica no mesmo local e período. O clube Curitibano, em Curitiba, receberá jogos da 2ª Etapa do Badminton e da 1ª do Parabadminton.
“Estamos às vésperas de um grande desafio, que é a realização de uma Etapa Nacional de Badminton e Parabadminton em conjunto. Teremos duas competições com recorde de participantes, o que significa que o esporte cresce bastante e de forma sólida e sustentável. Parabenizo a todos que trabalham com as modalidades e a expectativa é que o campeonato seja um sucesso”, afirma José Roberto Santini Campos, presidente da CBBd.
A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton contará com a participação de 496 atletas. O evento será disputado de 15 a 19 de maio no clube Curitibano, com 840 partidas. Serão 303 homens e 193 mulheres em ação. Já a 1ª Etapa do Circuito Nacional Parabadminton, que também será em Curitiba, ocorrerá de 16 a 19 de maio, com 106 inscritos, sendo 65 no masculino e 41 no feminino. No total, a competição receberá 602 competidores.
Presença olímpica e dos vencedores da 1ª Etapa
A jovem Juliana Viana, representante do Brasil no naipe feminino nos Jogos Olímpicos Paris-2024, estará presente 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton. A atleta está com 19 anos e estreia na competição na quinta-feira (16) diante de Ana Julia Ywata, às 10h45 (horário de Brasília). A jogadora, natural do Piauí, ocupa a 48ª posição no ranking mundial da Federação Mundial de Badminton (BWF).
Além da participante olímpica, a 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton contará com os vitoriosos do simples Principal Masculino e Feminino: Donnians Lucas Oliveira e Jeisiane Alves. O vencedor entre os homens da competição inaugural de 2024, disputada em São Paulo, faz sua primeira partida na quinta-feira (16) contra Welton Menezes, às 10h30. Já a ganhadora entre as mulheres abre o evento diante de Geisa Oliveira, no mesmo dia, às 10h45.
Anfitrião como protagonista no Parabadminton
O paranaense Vitor Tavares, atleta da classe SH6 (baixa estatura), estará na Paralimpíada de Paris-2024 e jogará em casa na 1ª Etapa do Circuito Nacional Parabadminton. Ele é um dos inscritos da modalidade e representará o Curitibano, clube que sediará o evento. Os competidores saberão seus adversários na quarta-feira (15) e os confrontos começam a ser disputados na quinta-feira (16).
CBBd em solidariedade ao Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul precisa de ajuda após as tragédias causadas pelas enchentes e a CBBd une forças ao Clube Curitibano para contribuir com doações durante a Etapa de Curitiba do Circuito Nacional de Badminton e Parabadminton.
A destruição provocada pelo temporal tem motivado uma corrente de solidariedade em todo o país e os fãs da modalidade poderão colaborar com doações na portaria da Sede Barão do Serro Azul, local das competições.
Doações como água mineral, material de higiene e limpeza serão úteis, necessários e encaminhados para as cidades afetadas pelas enchentes. Os jogos dos campeonatos serão disputados no Ginásio Principal e o acesso é pela Rua Petit Carneiro, 970.
Foto: Marcelo Prais/ECP