Depois de 16 corridas disputadas ao longo dos últimos seis meses, o DTM realiza neste fim de semana (13 a 15 de outubro) a etapa final da temporada 2017, no circuito de Hockenheim – que tradicionalmente sedia a abertura e encerramento do campeonato -, na Alemanha. Com 56 pontos em jogo, seis dos 18 pilotos do grid ainda têm chances matemáticas de título, apesar de Mattias Ekström e René Rast, ambos da Audi, polarizarem a disputa. Para Augusto Farfus, o ano foi de altos e baixos – depois de um início difícil, o único brasileiro do grid vem em uma sequência de boas performances, especialmente no segundo semestre, mas que nem sempre foram convertidas em pontos para o campeonato. Por isso, o objetivo na rodada final é conquistar seu melhor resultado do ano, e fechar a temporada em alta.
Essa é a sexta temporada de Farfus no DTM. Estreante em 2012 na volta da BMW à categoria, ele foi o melhor rookie do ano, com o 7º lugar geral, e foi destaque em 2013, com o vice-campeonato. Ao todo, o curitibano soma 82 corridas, 4 vitórias, 12 pódios e 6 pole positions na categoria.
Em 2017, várias novidades foram introduzidas no regulamento do DTM, tanto na parte técnica quanto esportiva. Por isso, houve um período de adaptação das montadoras e pilotos ao novo formato e dinâmica das provas. Nas três primeiras etapas, Farfus – que também mudou de equipe, passando a representar o BMW Team RMG – ficou fora da zona de pontos, que compreende os 10 melhores nas corridas. Porém, a partir da quarta rodada, em Norisring, o curitibano mostrou grande poder de reação e boas performances, somando seus primeiros pontos, com o 6º lugar. A partir daí, Augusto esteve constantemente entre os 10 melhores. Em Moscou, largou em 3º, e em Zandvoort, largou em 2º. Na sequência, liderou mais da metade da prova em Nürburgring, mas a chuva após o pit-stop o forçou a fazer uma parada extra, terminando em 8º. Na última etapa, no Red Bull Ring, teve um fim de semana de baixa, mas chega confiante para as corridas deste fim de semana.
Um dos mais tradicionais circuitos do automobilismo europeu, Hockenheim também é a pista em que Farfus tem seu melhor histórico no DTM, com vitória (2013), pole position (2012) e pódio (2016). E, agora, o brasileiro quer continuar extendendo seus bons números, almejando conquistar lá o melhor resultado do ano.
Convidados especiais
Além das emoções da decisão do título do DTM, os fãs alemães poderão conferir uma “atração extra” em Hockenheim, com a participação de carros do Super GT Japonês nas atividades do fim de semana. Um Toyota Lexus LC500 e um Nissan Nismo GT-R, pilotados por Heikki Kovalainen e Ronnie Quintarelli, respectivamente, vão participar do primeiro treino livre da etapa, na sexta-feira. No sábado e no domingo, os carros do campeonato asiático farão demonstrações na pista. Esse intercâmbio reforça a intenção de uma aproximação entre as duas maiores categorias de carros de turismo do mundo, especialmente após a Mercedes anunciar sua saída do DTM no fim de 2018.
As corridas da última etapa do DTM 2017 acontecem às 9h45 de sábado e às 11h10 de domingo (no horário brasileiro de verão) – ambas com transmissão ao vivo pelo YouTube (basta acessar o site www.farfus.com e clicar em Live Races).
O Canal Bandsports transmite a prova de sábado em VT às 10h30 e domingo ao vivo a partir das 11h.
Augusto Farfus:
“Hockenheim é sempre o evento mais tradicional da temporada. Também é a pista onde tenho meu melhor histórico no DTM, já ganhei, fiz pole, subi ao pódio. Então, depois de uma temporada conturbada, onde mostramos performance, mas muitas vezes não convertemos em pontos, espero que a gente consiga agora nosso melhor resultado do ano, para terminarmos a temporada de uma forma positiva.
Além disso, será uma corrida especial pela participação do Super GT Japonês. Isso prova que o DTM está projetando um futuro brilhante, por mais que a Mercedes tenha anunciado a saída, essa integração e esse intercâmbio entre DTM e Super GT é fundamental. O DTM também vai levar seus carros para atividades no Japão, e isso é muito bacana para o campeonato”.
Confira a programação do DTM em Hockenheim (horários de Brasília):
Sexta-feira, 13 de outubro:
11:15 às 11:45 – Treino livre 1
11:45 às 11:50 – Treino de largadas
Sábado, 14 de outubro:
04:55 às 05:25 – Treino livre 2
06:45 às 07:05 – Classificação 1
09:45 – Corrida 1
Domingo, 15 de outubro (horário de verão):
05:00 às 05:30 – Treino livre 3
05:30 às 05:35 – Treino de largadas
8:00 às 8:20 – Classificação 2
11:10 – Corrida 2
Por Assessoria de Imprensa