A sequência de jogos da primeira rodada do ATP Challenger 100 – Copa Internacional de Tênis de Curitiba – segue favorável para os tenistas brasileiros. Assim como Karue Sell e José Pereira, que venceram seus jogos da rodada noturna de ontem, Mateus Alves e Gustavo Heide derrotaram seus adversários, na manhã desta terça-feira. Após os primeiros jogos o Brasil já tem quatro tenistas classificados para a segunda rodada do torneio realizado no Graciosa Country Club, e essa lista ainda pode aumentar.
Isto porque, ainda hoje teremos o confronto entre os brasileiros Felipe Meligeni Alves e Pedro Sakamonto, marcado para não antes das 17h, na quadra central e depois Matheus Pucinelli encara Juan Prado Angelo(BOL).
No primeiro jogo da rodada, Mateus Alves derrotou o peruano Gonzalo Bueno, por dois sets a zero, parciais de 6/3 7/6 (4), em partida que o brasileiro demostrou sua vasto repertório de golpes. Mateus chegou em Curitiba após conquistar o título de duplas, ao lado de Orlando Luz, no ATP 100 de Campinas, na semana passada e comentou sobre seu momento.
• Um título sempre traz confiança e apesar de ser em duplas estou me sentindo super bem e consegui impor meu jogo. A primeira rodada é sempre mais tensa, mas apesar de estar um pouco nervoso comecei bem e fui me soltando no primeiro set e deu tudo certo. Todos os jogos são duros mas é importante passar por momentos difíceis e seguir na competição – comentou Mateus Alves.
Na sequência, o confronto brasileiro entre Orlando Luz e Gustavo Heide foi marcado pelo equilíbrio entre os dois atletas. Aproveitando uma quebra no começo do primeiro set, Heide levou a melhor e fechou em 6/4, após 41 minutos. No segundo, o jogo seguiu parelho e o tenista de Ribeirão Preto fechou a partida após novo 6/4 e comemorou a vitória na estreia.
• Aqui tem tudo para ser uma boa semana. O Orlando é um cara muito duro de se jogar, ainda mais na primeira rodada, mas foi uma estreia muito boa. Em Campinas escapou em um jogo muito duro, mas faz parte do tênis. Agora é aproveitar esse momento, contar com a energia da torcida, levar o melhor possível para a quadra e batalhar para estar nas finais – relatou Gustavo Heide.
Na segunda rodada, Gustavo Heide vai enfrentar o chileno Tomas Barrios Vera (atual 174 no ranking ATP) em confronto que garantirá vaga nas quartas de final. O Brasileiro comentou sobre a próxima partida.
• Já joguei quatro vezes com ele, o confronto está 2 a 2, então quinta vai ser o desempate. Ele joga muito bem, fácil e bate rápido na bola, então será um grande jogo. – Finalizou Heide.
Nos jogos demais jogos desta manhã, na quadra 1, Tomas Barrios Vera (CHI) venceu Gonzalo Villanueva (ARG) por 6/2 6/4. Na sequência, Jaime Faria (POR), em confronto equilibrado e com mais de duas horas e quinze minutos, bateu o argentino Luciano Emanuel Ambrogi, por 6/2 5/7 6/3.
Na quadra 2 os vencedores foram Alvaro Guillen Meza (ECU), que derrotou João Lucas Reis (BRA), 7/6(3) 6/4, e Adolfo Daniel Vallejo (PAR) que venceu Facundo Mena (ARG), após recuperação na partida que teve placar de 0/6 6/0 6/3. Na central, Tristan Boyer (USA) campeão em Campinas na última semana, derrotou Wilson Leite por 6/2 6/3.
Foto: João Pires / Fotojump