O Coritiba está rebaixado matematicamente para a segunda divisão do futebol brasileiro. Neste sábado (13) o alviverde entrou em campo precisando vencer para seguir vivo na briga contra a degola, mas mais uma vez foi derrotado e restando três jogos, a equipe não tem mais qualquer possibilidade de permanecer na elite. A derrota foi para o Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 0.
Além do atual rebaixamento, o time coxa-branca já foi rebaixado outras cinco vezes, 2005, 2009 e 2017 na era dos pontos corridos e também em 1989 e 1993, quando o brasileirão tinha outra fórmula.
Em 35 jogos o Coritiba conquistou apenas seis vitórias, 10 empates e 19 derrotas, ficando com aproveitamento de 29%. Destas vitórias cinco foram no turno e uma no returno.
O Coxa ainda terá que disputar outros três jogos. Terá os confrontos contra o Palmeiras, Ceará e encerra sua participação vexatória contra o Atlético-GO.
Ao lado do América-MG e do Vitória-BA, o Coxa é o clube que mais vezes foi rebaixado em toda a história dos Campeonatos Brasileiros, com seis quedas.