Com inúmeras novidades, Augusto Farfus abre temporada 2017 do DTM em Hockenheim, neste fim de semana

Por Assessoria de Imprensa

A longa espera de mais de seis meses acabou e enfim pilotos e equipes do DTM voltam a se reunir para o início da temporada 2017 da principal categoria de turismo do automobilismo mundial. A primeira das nove rodadas duplas do ano acontece neste fim de semana (5 a 7 de maio), no circuito de Hockenheim, na Alemanha, que tradicionalmente recebe as etapas de abertura e encerramento do campeonato, que vem cheio de novidades, prometendo ainda mais competitividade e emoções para os fãs. Augusto Farfus, o único brasileiro no grid, está de casa nova para a disputa de sua sexta temporada consecutiva no DTM, e animado com as diversas mudanças que terá pela frente.

Com a reestruturação na BMW, que terá seis representantes – assim como Audi e Mercedes -, Farfus ingressa na equipe BMW Team RMG, onde terá Marco Wittmann e Timo Glock como companheiros de boxes. O curitibano estreou na categoria em 2012, no mesmo ano do retorno da BMW ao campeonato, quando foi o melhor novato da temporada, e em 2013, Augusto brigou pelo título e ficou com o vice-campeonato. Em cinco temporadas completas, o piloto de 33 anos soma 4 vitórias, 12 pódios e 5 pole positions na categoria.

Em 2017, o DTM apresenta diversas novidades em seu regulamento. No aspecto técnico, a adoção de pneus mais macios, de um motor mais potente (que ultrapassa os 500 cavalos de potência) – devido aos maiores restritores de ar -, e de uma nova aerodinâmica, deve deixar os carros cerca de 3 segundos mais rápidos que os do ano passado.

Já na parte esportiva, as duas corridas do fim de semana passam a ter a mesma duração, com 55 minutos mais uma volta cada, e pit-stop obrigatório em ambas. A classificação premiará os três melhores colocados, com 3 pontos para o pole position, dois para o 2º lugar e um para o 3º. Nas provas, após uma eventual intervenção do safety-car, a relargada terá os carros alinhados em duas fileiras paralelas, e não mais em fila indiana.

A comunicação via rádio também será limitada, exigindo assim uma maior responsabilidade dos pilotos durante as corridas, com exceção de momentos de bandeira amarela e safety-car e também dentro do pitlane. No restante do tempo, o contato entre a equipe e o piloto será feito com placas mostradas na reta principal. Também está limitado o uso do DRS (sistema de diminuição do arrasto aerodinâmico), que ao invés de ser determinado a cada etapa, terá um número máximo permanente de 36 ativações ao longo de 12 voltas. O sistema de adição ou redução de peso conforme o desempenho continua, podendo ser acrescido até 15kg ou retirado até 30kg do peso base de 1125kg dos carros.

Às vésperas da 1ª etapa, Augusto Farfus, que neste ano compete com o #15 em sua nova BMW M4 DTM, destacou o grande desafio que as novidades vão impor para todos os pilotos, mas acredita que uma breve adaptação será fundamental para um início consistente no campeonato.

Programação e transmissões:

Em Hockenheim, as atividades de pista começam na sexta-feira, com o 1º treino livre, com duração de 30 minutos, mais cinco minutos para prática de largadas. No sábado, os pilotos fazem a 2ª sessão de treinos, antes da tomada de tempos. A primeira corrida do ano acontece a partir das 9h45 (horário de Brasília). No domingo, a programação se repete, com o 3º treino livre, seguido pela classificação que define o grid de largada da corrida 2, que começa às 10h15.

Há uma boa novidade também para quem quiser acompanhar todas as emoções do DTM durante a temporada, já que a partir deste ano, os fãs brasileiros poderão ter acesso à transmissão ao vivo das corridas pelo Youtube. O link estará disponível no site www.farfus.com, na nova seção “Live Races”.

O canal Bandsports transmite ambas as corridas ao vivo, a partir das 9h30 no sábado e das 9h45 no domingo.

Augusto Farfus:

“Praticamente tudo é novo para mim neste início de temporada: a equipe, o carro, os engenheiros, companheiros de equipe, o regulamento do campeonato. Não tivemos nada parecido desde minha estreia na categoria em 2012, então será um desafio muito grande, mas algo que me dá muita motivação também. Todos tiveram muito pouco tempo para testar os novos carros, então o objetivo é achar o quanto antes um bom equilíbrio para o carro e sair na frente. As mudanças na comunicação com a equipe e no uso limitado do DRS também vão obrigar os pilotos a estudarem muito as estratégias para as corridas. Acho que será um campeonato muito disputado e muito bacana. Creio que o carro desse ano casa bem com meu estilo de pilotar, então vamos torcer e trabalhar muito para termos um ano vitorioso”.

Confira a programação do DTM em Hockenheim (horários de Brasília):

Sexta-feira, 5 de maio
12h às 12h30 – 1º Treino livre

Sábado, 6 de maio
4h55 às 5h25 – 2º Treino
6h35 às 6h55 – Classificação 1
9h45 – Largada Corrida 1

Domingo, 7 de maio
5h às 5h30 – 3º Treino
7h20 às 7h40 – Classificação 2
10h15 – Largada Corrida 2

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