Por Josi Schmidt
Invicta, a equipe do Círculo Militar do Paraná conquistou o título da primeira etapa do Campeonato Paranaense Sub-17 Série A masculino. A vitória Paraná foi sobre a AVTB/Telêmaco Borba por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 27/25 e 25/19, após 1h20 do jogo que aconteceu na tarde deste domingo (23.04), no ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba.
No primeiro set o Círculo dominou o placar por duas vezes (13/6 e 24/18) mas deixou Telêmaco encostar com sequências de acertos de saques, especialmente do ponteiro Gabriel Rocha. Já no segundo período, o inverso aconteceu e os erros de saque de Telêmaco acabaram prejudicando a equipe. No último set, embalados pela torcida, o time da casa dominou a vantagem e encerrou a partida com mais folga no placar.
Satisfeito, o técnico Ricardo Bientinez destacou a evolução da equipe durante o campeonato, o que considerou uma grande surpresa. “A gente chegou nessa competição com um ponto de interrogação devido as nossas trocas desfalques. Hoje na preleção desse jogo eu falei para eles que poucas vezes eu vi uma equipe evoluir tanto em tão pouco tempo. Então foi mérito do trabalho deles este ano que foi dedicação total. Mesmo sabendo que iam faltar atletas importantes, eles se dedicaram e se adaptaram ao jogo.”
Ricardinho enfatizando ainda o trabalho da equipe no jogo da final, com menção honrosa ao capitão e levantador Guilherme Vargas. “Hoje jogamos o que a gente jogou poucas vezes. Acredito que foi a melhor partida da competição. Nosso levantador tem feito apresentações sensacionais, então tenho que tirar o chapéu para ele,” finalizou o técnico.
O técnico da AVTB, Aldori Gaudêncio, lamentou as falhas do time que vinha de quatro vitórias consecutivas. “Faltou um pouco de maturidade para nossa equipe. Eles sentiram a pressão de jogar uma final, ainda mais na casa do adversário. Erramos muito, especialmente no saque e isso fez toda a diferença, enquanto o Círculo vinha com um saque agressivo dificultando a nossa linha de passe e isso fez com que perdêssemos o equilíbrio da partida”, comentou o técnico.
Disputa de 3º
A PM Medianeira foi a melhor em quadra e superou a Homenet Telecom/Nova Esperança por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/13 e 25/21, garantindo a medalha de bronze.
Para o técnico de Medianeira, Volmir Begnini “Magrão”, a equipe cumpriu cumpriu com o objetivo. “Tivemos uma boa participação, chegando entre os quatro e conquistando o bronze. Fizemos dois jogos bons contra o campeão e vice, perdendo por 2 a 3. Nosso objetivo era chegar no pódio e estivemos a um passo de fazer a final, então o saldo foi positivo.”
Disputa de 5º e 7º
Na briga por melhores colocações a PM Foz/Pousada Cataratas venceu por 2 a 0 (29/27 e 25/22) a AVP/Dental Uni/Curitiba e ficou em quinto lugar, no jogo realizado no ginásio Afonso Pena, em São José dos Pinhais. No segundo confronto a PM Toledo/Avotol/Prati-Donaduzzi fez 2 a 1 (21/25, 25/14 e 16/14) sobre a PM Palmas/Farmácia Krieger e encerrou em sétimo.
O central da PM Foz/Pousada Cataratas, Wesley Guimarães, resumiu a partida e a participação da equipe na competição. “Fizemos uma boa partida, mas encerramos com a missão de treinar mais para buscar melhores colocações nas próximas etapas do campeonato.”
Classificação final
1º Círculo Militar do Paraná
2º AVTB/Telêmaco Borba
3º PM Medianeira
4º Homenet Telecom/Nova Esperança
5º PM Foz/Pousada Cataratas
6º AVP/Dental Uni/Curitiba
7º PM Toledo/Avotol/Prati-Donaduzzi
8º PM Palmas/Farmácia Krieger