Considerado “um dos vinte cinemas mais legais do mundo” pela revista Exibidor, especializada em informações e serviços para o segmento no Brasil, o complexo cultural Cine Passeio completa 1 ano de fundação nesta sexta-feira (27/3). Mesmo de portas fechadas há 10 dias, para ajudar a conter a disseminação do vírus da covid-19, o espaço oferece alternativas para continuar atendendo e ampliando o seu público.
Em doze meses de atividades, um dos mais interessantes cinemas de rua do país, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), vendeu 81 mil ingressos para sessões de 197 filmes, sendo 59 brasileiros. Isso atraiu quase 2 mil espectadores para as exibições especiais exclusivamente noturnas em seu terraço, 3,3 mil para as mostras temáticas com entrada franca e perto de 6 mil para os eventos de economia criativa promovidos no Worktiba – a sala de coworking municipal e gratuita do local.
Cinema só em casa
Agora, e por tempo indeterminado, o objetivo da equipe do espaço é que o público continue apreciando, em casa, a chamada sétima arte. “Adoraríamos estar com vocês, nosso querido público, para celebrar esta importante data. Mas esse abraço e essa festa ficarão para depois. O momento exige que fiquemos em nossas casas para reduzir o avanço do coronavírus e o Cine Passeio encontra-se temporariamente fechado”, observam os curadores do Cine Passeio, Marden Machado e Marcos Jorge, no texto de abertura do primeiro folder semanal sem programação física no espaço.
Para compensar a falta do prazeroso ritual de chegar ao Cine Passeio, aguardar no hall ou no café até que se abram as portas das salas de exibição, os curadores fizeram uma seleção de oito títulos para serem revistos do sofá de casa. Eles substituem outros oito que, em períodos normais, estariam estreando ou em cartaz a cada semana.
O que ver e outras atividades
Estão na lista os campeões de bilheteria do primeiro ano do espaço. São eles – pela ordem dos mais vistos – “Parasita”, o grande vencedor do Oscar 2020, seguido pelos brasileiros “Bacurau” e “A Vida Invisível. Depois vêm “Dor e Glória”, “Coringa”, “O Farol”, “Rocketman” e “Era Uma Vez em Hollywood”. A sinopse sobre cada título está detalhada no folder, bem como as plataformas digitais a partir de onde eles podem ser vistos.
Também estão previstas a divulgação de conteúdos que distribuidoras e cineastas disponibilizarem online, além de atividades interativas como quizzes, enquetes e lives. O WhatsApp do Cine continuará ativo e divulgando o folder da semana e as #CineDicas.
Acompanhe: https://bit.ly/3dxRymH .