Por Rafael Pignataro
Foto: FIVB/Site Oficial/Divulgação
O Brasil está na final da Liga Mundial de Vôlei. Nesta sexta-feira (7) a equipe comandada por Renan Dal Zotto conquistou uma emocionante vitória diante dos Estados Unidos e contando com o apoio de mais de 15 mil torcedores nas arquibancadas na Arena da Baixada, fechou a partida em 3 sets a 1, com as parciais de 25/20, 23/25, 25/20 e 25/19, em 1h51min de partida.
Jogando contra os norte-americanos o Brasil não tinha boas recordações, já que vinha de três derrotas nas três últimas edições das Olimpíadas (2008, 2012, 2016), mas em casa, a seleção canarinho conseguiu um belo triunfo e avançou para a finalíssima, onde tentará sua décima conquista em Ligas Mundiais.
O confronto como acontece tradicionalmente foi muito equilibrado e disputado ponto a ponto. Contando com Wallace em uma tarde inspirada, a seleção venceu o primeiro set em 27 minutos, com cinco pontos de vantagem.
Tentando mais uma vez aprontar para cima do Brasil os americanos venceram o 2º set e voltaram para o jogo. Mas apresentando um bom voleibol, o melhor até aqui dentro da competição, os canarinhos venceram o terceiro e o quarto set, fazendo o torcedor delirar de alegria e emoção nas arquibancadas.
Essa será a 16ª vez que o Brasil decide a Liga Mundial, sendo a última conquista em 2010, quando venceram a Rússia, em competição realizada em Córdoba, na Argentina. O adversário da final em Curitiba sai do confronto entre França e Canadá.
[WG id=2304]