A noite desta sexta-feira (21) foi especial para São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A cidade recebeu o confronto entre Brasil e Uruguai, em jogo válido pela abertura das Eliminatórias da AmeriCup de Basquete. Em partida equilibrada e com viradas no placar, os 4 mil torcedores vibraram com a vitória brasileira por 83 a 72.
Com uma equipe renovada e recheada de jovens o Brasil realizou um bom jogo e os comandados do técnico Aleksandar Petrovic conseguiram o resultado positivo em confronto pelo Grupo B.
_
Dos jogadores que estavam recebendo a primeira chance na seleção alguns nomes chamaram atenção, como Cauê Borges, Gui Santos, Danilo Fuzaro. Os experientes Rafa Luz, Jhonatan, capitães da equipe e Rafa Mineiro, deram o equilíbrio necessário para ajudar os jovens a buscar o resultado positivo.
“Mais do que a vitória, o que fica desse jogo são os novos atletas que descobrimos para a seleção brasileira. Nomes como o Léo Demétrio, o Cauê, o Gui Santos, de 17 anos e que fez dez minutos excelentes. É uma nova geração que veio para ficar na seleção brasileira e que será importante para o futuro do basquete do país”, disse o técnico Aleksandar Petrovic.
As duas equipes voltam a se encontrar na próxima segunda-feira, dia 24, mas agora em Montevidéu-URU.
As eliminatórias da Copa América dividem 16 seleções em quatro grupos. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá.
Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, diante de Panamá e Paraguai, ambas no Brasil. Em fevereiro de 2021 contra os mesmos rivais, mas fora de casa.
A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.