Poucos dias depois de ter anunciado seus planos para 2019 – quando estará focado em competições de GT e no WEC com a BMW -, Augusto Farfus começou a nova fase da melhor forma possível. O brasileiro dominou as disputas no tradicional circuito de rua de Macau, venceu a prova classificatória no sábado e confirmou a vitória na corrida decisiva neste domingo (18). Ele largou na pole position e manteve a posição durante todas as 18 voltas, para sagrar-se campeão do FIA GT World Cup, a Copa do Mundo de GT, a bordo da BMW M6 GT3 do BMW Team Schnitzer.
Em sua terceira participação na principal prova sprint do Gran Turismo mundial, Farfus foi protagonista desde o início. Nos treinos livres, ficou em 4º e 5º lugares. Já na tomada de tempos, ele conseguiu garantiu o 2º melhor tempo e um lugar na primeira fila do grid para a corrida classificatória. Na prova, Augusto assumiu a liderança na largada e não perdeu mais a posição, comemorando a vitória na primeira disputa do fim de semana.
Já neste domingo, partindo da posição de honra, o brasileiro se manteve em 1º lugar de ponta a ponta, apesar de na segunda parte da prova seus adversários terem conseguido diminuir a vantagem que ele havia imposto no início, mas não chegou de fato a ser ameaçado. Assim, Farfus celebrou também a vitória na corrida decisiva e o título da Copa do Mundo de GT. O pódio foi completado por Maro Engel e Edoardo Mortara, ambos de Mercedes.
A vitória foi cheia de significados que emocionaram o piloto de 35 anos. Há exatos 29 anos, em 18 de novembro de 1990, Augusto fez sua primeira corrida, na época, ainda em mini-motos, e agora, na mesma data, conquista mais um importante título mundial em sua carreira. O evento marcou também a despedida de Charly Lamm como chefe de equipe do BMW Team Schnitzer. Essa foi a primeira equipe BMW pela qual o curitibano correu, e juntos eles venceram em Macau pelo WTCC em 2009, entre outros triunfos, além de manterem uma amizade de longa data.
Esse foi o último compromisso de Augusto Farfus nas pistas em 2018. Agora, o piloto já inicia os trabalhos para a temporada 2019, onde segue na disputa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), e também das principais provas de GT do calendário internacional.
Augusto Farfus:
“Essa é a principal corrida de GT do mundo, e fechamos o ano com chave de ouro. Tenho de agradecer a BMW por toda a força e confiança que me deram. É o titulo mais importante que se pode ter no GT sprint, isso é resultado de um trabalho em equipe, pois nos preparamos muito bem. Foi uma corrida difícil, porque a temperatura hoje subiu, a aderência da pista mudou, e o carro não estava tão equilibrado quanto ontem. Os pilotos atrás estavam rápidos, então não podia ter nenhum erro, mas consegui fazer uma boa largada e manter a posição até o fim, para comemorarmos essa vitória e o título”.
“Fiquei muito feliz também por ter sido um resultado especial para a despedida do Charly (Lamm), que é um grande amigo, e um profissional por quem tenho muita gratidão. Além disso, hoje faz exatamente 29 anos que comecei a correr, em 1990. Meu pai me deu uma moto e eu fiz minha primeira corrida, sem saber onde isso ia me levar. Agora, conquistei uma Copa do Mundo, e isso é muito especial e emocionante. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo nesta longa jornada”.
Resultado da prova final em Macau:
1 – Augusto Farfus (BMW) – Schnitzer – 18 voltas
2 – Maro Engel (Mercedes) – GruppeM – 0″981
3 – Edoardo Mortara (Mercedes) – GruppeM – 1″823
4 – Earl Bamber (Porsche) – Manthey – 3″283
5 – Robin Frijns (Audi) – WRT – 4″549
6 – Christopher Haase (Audi) – Rutronik – 6″588
7 – Mathieu Jaminet (Porsche) – Craft Bamboo – 20″504
8 – Dries Vanthoor (Audi) – WRT – 21″449
9 – Raffaele Marciello (Mercedes) – GruppeM – 23″009
10 – Alexandre Imperatori (Nissan) – KCMG – 31″147
11 – Adderly Fong (Porsche) – Zun – 41″960
12 – Oliver Jarvis (Nissan) – KCMG – 43″391
13 – Tsugo Matsuda (Nissan) – KCMG – 1’03″531
14 – Darryl O’Young (Porsche) – Craft Bamboo – 1’08″268
Não largou:
Laurens Vanthoor