Passadas três semanas de sua estreia no FIA WTCR, a Copa do Mundo de Carros de Turismo, Augusto Farfus está de volta às pistas para a segunda etapa do campeonato, que acontece entre os dias 26 e 28 de abril, em Budapeste, na Hungria. Ao contrário da etapa inaugural, em que o circuito de Marrakesh foi uma novidade para o brasileiro, Farfus tem ampla experiência na pista de Hungaroring, e por isso, as expectativas são grandes para bons resultados na rodada tripla.
Em seu retorno aos carros de turismo, Augusto mostrou rápida adaptação e boa evolução no primeiro final de semana da temporada, andando próximo do top-10 nas corridas, e pontuando em duas das três provas. Na terceira, um problema mecânico o tirou da briga mais cedo, quando estava na 8ª posição. Agora, em uma pista conhecida e mais adaptado ao carro, o piloto da equipe BRC Hyundai N Lukoil Racing Team quer seguir crescendo no campeonato, e para isso, mira pontuar bem para subir na classificação geral.
O circuito de Hungaroring é um dos mais tradicionais da Europa, recebendo a Formula 1 desde 1986, além do DTM, e vários outros campeonatos de formula, GT e turismo. O traçado de 4.381 metros de extensão é bem técnico, com muitas curvas travadas, o que dificulta as ultrapassagens, por isso, uma boa posição de largada pode ser determinante. Além disso, a previsão é de tempo instável para o fim de semana, com chuva no sábado e tempo seco no domingo, o que deve movimentar ainda mais as corridas.
O formato de disputa do WTCR é bem dinâmico. Após os treinos livres, no sábado, acontece a primeira classificação, com 30 minutos de pista livre para os pilotos definirem o grid de largada da corrida 1, que é realizada no mesmo dia, com 12 voltas de duração.
Já no domingo, a segunda classificação é dividida em três fases. Na primeira, os pilotos têm 20 minutos de pista aberta, e os 12 melhores passam para o Q2. Então, eles têm mais 10 minutos para marcarem seus tempos, e o top-10 invertido nesta sessão define o grid de largada da corrida 2, ou seja, o 10º colocado garante a pole position. Na continuação da tomada de tempos, no Q3, apenas os cinco mais rápidos participam, com uma única volta para cada, que determina a ordem de início da corrida 3. Essas duas corridas acontecem no domingo, com 12 e 15 voltas de duração, respectivamente. Todas as provas têm pontuação igual, para os 15 primeiros colocados. Augusto Farfus está em 14º na classificação geral, entre os 26 pilotos do campeonato.
O Fox Sports transmite a etapa de Hungaroring do WTCR, com a corrida de sábado em VT, às 12h30, e, no domingo, as provas serão transmitidas ao vivo, a partir das 10h.
Augusto Farfus:
“Essa será a segunda etapa do ano, e me sinto mais mais adaptado ao carro e à categoria já. Além disso, eu conheço muito bem o circuito de Hungaroring, então a expectativa é de produzir um fim de semana consistente e me focar na zona de pontos nas três provas, pensando até mesmo em pódios e vitórias. Temos uma previsão de tempo instável, então deve ser uma etapa bem agitada, e aqui a classificação é bem importante, mas estou confiante em conseguirmos bons resultados.”
Programação da 2ª etapa do WTCR em Budapeste (horários de Brasília):
Sexta-feira (26/04):
12h às 12h45 – Treino livre 1
Sábado (27/04):
4h45 às 5h15 – Treino livre 2
6h45 às 7h15 – Classificação 1
10h15 – Corrida 1
Domingo (28/04):
5h – Classificação 2 (Q1, Q2 e Q3)
10h30 – Corrida 2
12h – Corrida 3