Muito se fala em tradição no futebol quando se refere à identidade visual de um clube. Recentemente, no dia 11 de dezembro, o Athletico Paranaense mostrou uma reformulação em sua marca que chamou a atenção no mundo todo. Muitos torcedores no clube simplesmente odiaram a nova identidade apresentada, outros, acabaram gostando da ousadia do clube rubro-negro, comportamento semelhante a de outras épocas.
Antes de apresentar essa mudança que surpreendeu a todos, o Athletico ao longo de sua história, desde sua fundação em 1924, já utilizou outros 13 escudos. Somente nos últimos 23 anos, foram três mudanças. Na década 30, foram cinco alterações apresentadas pelo clube que mais tarde passou a ser conhecido como Furacão. Em 1949 clube já chegava ao seu oitavo escudo.
O seu maior rival no estado, o Coritiba, também já fez modificações em sua identidade. Durante a sua história, utilizou oito escudos diferentes. Em algumas mudanças as alterações eram nos detalhes como a fonte utilizada nos textos e o tom do verde. As últimas intervenções praticamente não causaram impacto em seu torcedor.
O emblema atual é constituído por um círculo, simbolizando o globo terrestre; nas partes superior e inferior, desenho raiado, lembrando calotas polares em visual de alto relevo; em torno do círculo, no interior de duas linhas paralelas periféricas, está grafado o nome CORITIBA FOOT BALL CLUB, por extenso, com a grafia PARANÁ no espaço inferior; e, com destaque no centro de globo, as iniciais CFC.
O Paraná Clube, clube mais jovem da capital paranaense, fundado em 1989, permanece com o mesmo escudo desde a sua fundação.