Um dia para ficar gravado na história e na memória do torcedor athleticano, que lotou a Arena da Baixada para incentivar o Furacão que buscava o inédito título internacional para o futebol paranaense. Depois de empate por um gol na Colômbia, novo empate pelo mesmo placar em Curitiba,prorrogação e decisão nas penalidades máximas, o rubro-negro garantiu a taça de Campeão da Copa Sul-Americana nos pênaltis, vencendo por 4 a 3.
Muita emoção, sofrimento e alegria, todos os ingredientes que fizeram os mais de 40 mil torcedores presentes na Arena da Baixada entrar em estado de estaze após a cobrança do pênalti por Thiago Heleno, o último da série que acabou garantindo o campeonato ao Athletico Paranaense.
O Furacão teve diversos momentos completamente diferentes em campo, começando bem, abrindo o placar e criando possibilidades de ampliar, tudo na etapa inicial de jogo, mas que foi o oposto no período complementar,com o Junior Barranquilla mandando, empatando a partida e em diversos momentos tendo a chance de marcar e virar o placar.
Depois de muitas emoções e quase frustação no tempo normal, veio a prorrogação e quis o destino que uma grande pitada de drama fosse adicionado ao contexto.
Nos primeiros 15 minutos do tempo extra o Furacão foi melhor e até criou chances de marcar, mas foi a equipe colombiana que teve em seus pés a chance de matar o jogo e levantar a taça quando o goleiro Santos cometeu penalidade máxima em cima do jogador Yony González, no início de segundo tempo da prorrogação, mas Barrera bateu mal e desperdiçou.
Com a decisão do título indo para as penalidades o Athetico foi mais eficiente, acertou quatro das cinco penalidades e ainda viu seu adversário perder outras duas cobranças, vencendo por 4 a 3.
Além do inédito título o Furacão quebrou o recorde de público da Arena da Baixada, levando 40.263 torcedores, se garantiu na fase de grupos da Taça Libertadores da América, na final da Recopa, onde vai enfrentar o River Plate-ARG, campeão da Libertadores e vaga para disputar a Copa Suruga Bank, onde enfrenta o campeão da Copa da Liga Japonesa, no Japão.
Público e renda: 40.263 total | R$ 2.084.560,00.