Com vitória da República Dominicana, terminou nesta semana a etapa do vôlei feminino no Pan Americano de Lima. Após algumas surpresas e destaques, o protagonismo da competição ficou por conta da seleção colombiana, que bateu o favorito Brasil, medalhista das últimas três edições, em uma virada histórica na semifinal.
Para superar a seleção de José Roberto Guimarães, o elenco colombiano contou com Maria Alejandra, levantadora que atua no Curitiba Vôlei e disputará a Superliga 2019/2020. “Estou muito feliz em fazer parte do time que fez história para a Colômbia e por chegar a uma competição tão importante. O Brasil tem um time com muita garra, mas o nosso segredo foi não nos darmos por vencidas e acreditar que podíamos conseguir a virada”, conta.
Com previsão de se juntar ao Curitiba Vôlei no próximo mês, a levantadora conta que o foco deve ser o mesmo para defender o clube na competição nacional. “Eu trago do Pan o aprendizado de acreditar sempre e de jogar com garra até o fim, sem pensar em derrota”, conta. Sobre os objetivos no clube, Alejandra também almeja bons resultados. “Eu chego a Curitiba com muita vontade de trabalhar e estou feliz de estar nesse projeto. Quero ajudar o time a estar entre os primeiros colocados dessa competição, que tem muitos times de alto nível”, explica.
A equipe já iniciou os treinamentos na Universidade Positivo para a temporada. A principal mudança no time é a chegada do novo técnico: Duda, que trabalhou com o italiano Stefano Lavarini, no Minas – campeão da última temporada. Formado em Educação Física e pós-graduado em Voleibol e Fisiologia, o técnico Duda traz na bagagem para Curitiba os títulos de dois campeonatos mineiros, dois Sul Americanos, da Superliga 2018/2019, da Copa do Brasil e um vice-campeonato Mundial Interclubes.
Confira as atletas confirmadas no Curitiba Vôlei para a temporada 2019/2020:
- Viviane de Góes Araújo – Vivi – central
- Valeska Menezes – Valeskinha – central
- Mariana Aquino – Mari Aquino – central
- Mayara Santana – Mayara Santana – central
- Ana Eliza Caetano de Camargo – Aninha – líbero
- Georgia Zanluca Cattani – Georgia Cattani – líbero
- Sabrina Machado – Sabrina Machado – oposta
- Sara Dias – Sara Dias – oposta
- Maria Alejandra – Alejandra – levantadora
- Talia Costa – Talia – ponteira
- Viviane Braun – Vivi Braun – ponteira
- Yasmin Lara – Yasmin – ponteira
- Dayse Figueiredo – Dayse – ponteira
Sobre o Curitiba Vôlei
Idealizado pela ex-tenista Gisele Miró, o Projeto do Curitiba Vôlei já conquistou dois vice-campeonatos, sendo um na Superliga B e outro na Taça Ouro. Já em 2018, a equipe fez história com a conquista do título da Superliga B e a garantia de uma vaga na elite do voleibol brasileiro, disputando a Superliga Brasileira de Voleibol Feminino e alcançando os playoffs da competição. Em parceria com a Universidade Positivo, o time adotou a capital paranaense como sua casa e traz de volta o vôlei ao cenário do esporte curitibano.