Por Assessoria de Imprensa
Foto: Danilo Georgete
Do Paraná para a América. A jovem judoca Bruna Bereza, de 15 anos, conquistou o título do Pan-Americano de Judô Sub-18 na noite desta sexta-feira (30), em competição realizada em Cancún, no México. A atleta paranaense realizou três lutas, enfrentando atletas dos Estados Unidos, Equador e Colômbia para se tornar a melhor judoca do continente na categoria -57kg. Um ótimo resultado para a líder do ranking nacional que em agosto vai representar o Brasil no Mundial Sub-18 no Chile. Além do ouro da atleta curitibana, o Brasil conquistou outras 16 medalhas na competição, sendo 11 de ouro, três de prata e duas de bronze.
O primeiro embate de Bruna foi contra a americana Sara Golden e a luta foi até o final com a brasileira conseguindo a vitória por wazari. Na semifinal o confronto contra Daphne Echanique, do Equador, foi bem disputado. As duas atletas tomaram dois shidos (punição) e Bruna conseguiu a vitória novamente por wazari, avançando para a disputa da final.
Na final, a curitibana fez um confronto digno de final pan-americana contra a colombiana Nikol Pencue, que vinha fazendo uma competição brilhante até então, mas Bruna não deu chances para a adversária, dominou a final do começo ao fim e após derrubar a oponente de wazari conseguiu a imobilização e o ippon, conquistando assim o título pan-americano.
Agora Bruna Bereza, que representa a equipe Judô Tonietto, de Curitiba, se prepara para representar o Brasil no Mundial Sub-18 que será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 1° e 13 de agosto.