O Ônibus da Cultura participa neste sábado (28/7) da programação do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba. O Ônibus Palco, que faz parte de um projeto que busca levar arte e cultura aos bairros da cidade, estaciona a partir das 9h30 no Largo Coronel Enéas (Largo da Ordem), no antigo bebedouro que hoje marca a história da capital paranaense. As atrações são todas gratuitas.
A partir das 11h30, há uma programação que valoriza artistas locais em apresentações de teatro, circo, dança e música. A peça “A Cigarra e a Formiga”, de João Luiz Fiani, é encenada por atores do Teatro Lala Schneider. Em seguida, o espetáculo “Menestrel Contando a Imigração” apresenta história com muita animação. Um cerimonial sobe ao palco para apresentar o Festival de Inverno do Centro Histórico, que está em sua sexta edição.
Na parte da tarde, a partir das 14h, acontece a performance “Teoria da Gravidade”, um solo de dança com balões do artista Raphael Alpha. A Cia Trip Circo apresenta depois “Lubyet”, com atrações de circo como mágicos, palhaços e malabaristas. Música instrumental de artistas locais encerra o dia do Ônibus Palco no Centro Histórico.
O Projeto
O Ônibus Palco faz parte do projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura, que busca levar arte, cultura e história para os bairros curitibanos. Foram projetados dois veículos adaptados, o Ônibus Palco voltado a apresentações folclóricas, dança e teatro, entre outros, e o Ônibus Museu, que apresenta conteúdo de museus de Curitiba e do mundo de maneira interativa. Este passa a circular em outra etapa do projeto, a partir do segundo semestre.
O projeto prevê dois anos de duração e é coordenado por Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, realizador do Artes e Patrimônio. Viabilizado através da Lei Rouanet, tem patrocínio master do Grupo J. Malucelli. Também é patrocinado pelas empresas Blount, Greca Asfaltos e Fertpar.
Projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura: Ônibus Palco no Festival de Inverno do Centro Histórico