Por Rafael Pignataro
Foto: Conmebol/Divulgação
O Atlético Paranaense está nas oitavas de finais da Copa Libertadores da América. A noite desta quarta-feira (17) foi um verdadeiro teste para cardíaco. O grupo 4 da competição mostrou o motivo de ser denominado o grupo da morte. Fora de casa, o rubro-negro precisava vencer o Universidad Católica-CHI para avançar e venceu, por 3 a 2, de virada. Eduardo da Silva, Douglas Coutinho e Carlos Alberto anotaram os gols da vitória atleticana.
Jogando no Estádio San Carlos de Apoquindo lotado, o rubro-negro não começou bem, mas aos poucos equilibrou e foi até melhor em vários momentos da etapa inicial. Quando estava mais perto de marcar acabou vacilando e deixando os donos da casa largarem na frente com gol de Santiago Silva, resultado que eliminaria os paranaenses.
A reação viria somente no segundo tempo, quando depois de modificar algumas peças a equipe passou a mandar na partida. Empatou com Eduardo da Silva aos 30 e virou com Douglas Coutinho, aos 37. A virada mal foi comemorada, já que aos 39 os chilenos empataram com Noir, resultado que eliminava novamente os visitantes.
Com o empate o Atlético só avançaria se o Flamengo vencesse, mas nesse momento empatava com o San Lorenzo-ARG e as duas equipes que se enfrentavam na Argentina estavam se classificando, até aos 41, quando Carlos Alberto marcou e colocou os brasileiros novamente a frente do placar, garantindo o Furação na quinta fase, a fase oitavas de finais da Taça Libertadores.
Na outra partida o Flamengo acabou sofrendo o segundo gol e eliminado. San Lorenzo-ARG ficou com o primeiro lugar e o Atlético conseguiu a segunda melhor campanha do grupo. Os dois classificados aguardam a definição dos demais grupos para conhecerem seus próximos adversários. O sorteio acontece dia 14 de junho na sede da Conmebol.
Domingo (21) o Furacão recebe o Grêmio, pela segunda rodada do Brasileirão.
Confira a entrevista coletiva do técnico Paulo Autuori:
https://www.facebook.com/atleticopr/videos/1493503910671590/