Dois tenistas de 18 anos vão decidir a final do Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano III, que é apresentado pelo Itaú, neste domingo, às 11h, no Graciosa Country Club, em Curitiba. A entrada é gratuita.
Convidado pela organização João Reis da Silva não se intimidou com a torcida a favor do tenista radicado em Curitiba e detentor de 11 títulos profissionais, José Pereira. Após duas horas e três minutos, Silva conquistou a vaga para a sua primeira final em um torneio profissional de nível Future, da Federação Internacional de Tênis (ITF), com o placar de 6/2, 3/6 e 6/3.
“O Zé [José Pereira] é um cara bem experiente e eu costumava ver ele jogar e torcia por ele quando era criança nos torneios Futures em Recife. E para mim é bem legal ganhar dele neste torneio que é bem importante. Ser o convidado e chegar à final eu não esperava, mas fui andando cada dia mais e trabalhando, ou seja me sinto merecedor desta final e isso é bem importante para mim”, disse o jovem tenista de Recife que há quatro anos treina em Barueri, no Instituto Tênis.
Já para a final deste domingo, Silva espera uma partida difícil contra o seu contemporâneo. “É um atleta [Thiago Wild] da nova geração que joga um tênis muito agressivo e com certeza será um jogo muito duro amanhã, então vou me preparar agora à tarde e à noite para desempenhar o meu melhor amanhã.”
Na segunda semifinal do sábado, outro tenista da nova safra brasileira, e atual melhor atleta brasileiro juvenil no ranking mundial da categoria, Thiago Wild, precisou de 72 minutos para eliminar o norte-americano Ulises Blanch, com as parciais de 6/3 e 6/4.
“O que mais contou hoje foi a constância mental para vencer. Eu me sai melhor nas devoluções e consegui sacar muito bem o jogo inteiro. Consegui aproveitar duas ou três chances de break e consegui a vitória”, comentou Wild, que busca o seu terceiro título como profissional.
O paranaense falou do seu histórico contra o adversário de sábado e também enalteceu a trajetória de Silva, ao longo do da semana, no Future de Curitiba. “A última vez que joguei contra ele [João Reis da Silva] foi na final do Banana Bowl, na categoria 14 anos. Mas o João vem de bons resultados e eu e ele estamos bem embalados para a final.”
O campeão de simples garantirá 27 pontos no ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), enquanto o vice-campeão ficará com 15 pontos. Pereira e Blanch que foram derrotados, neste sábado, conquistaram oito pontos cada.
Final de Duplas
Também neste sábado foi decidida a chave de duplas, entre os brasileiros Thales Turini/Diego Matos e Rafael Matos/Marcelo Zormann. Em uma partida muito disputada desde o primeiro game, a dupla Matos/Zormann foi mais precisa nos principais pontos e garantiu o terceiro troféu juntos no ano e o oitavo desde 2015.
“Foi uma semana muito especial. Nós jogamos muito bem desde a primeira rodada até a final. Até mesmo nos momentos adversos um sempre ajudou ao outro e o nosso nível acabou refletindo nos placares. A gente não perdeu nenhum set”, disse Marcelo Zormann, que foi campeão juvenil de duplas em Wimbledon 2014.
Zormann e Matos vão se reencontrar no próximo mês em torneios na Europa.
Veja abaixo a programação do domingo (20/05), com a final de simples:
Quadra central – a partir das 11h
João Lucas REIS DA SILVA (BRA) vs. Thiago SEYBOTH WILD (BRA) [8]
O Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano III é apresentado pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã. A competição tem as chancelas da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paranaense de Tênis.
Serviço:
Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano III
Local: Graciosa Country Club
Endereço: Rua Clóvis Bevilaqua, 181, Curitiba, Paraná
Entrada: Gratuita todos os dias
Datas e horários: 20/05/17 – Domingo – Final de simples às 11h
REDES SOCIAIS:
Instagram: instagram.com/institutoesperancadoamanha/
Facebook: facebook.com/institutoesperancadoamanha/