O circuito de Hockenheim recebeu neste fim de semana a primeira etapa do DTM 2018, que começou com várias novidades. Para Augusto Farfus, a rodada dupla foi de sentimentos distintos, mas teve um desfecho positivo com o top-10 na corrida deste domingo (6), na zona de pontuação para o campeonato.
Com as mudanças aerodinâmicas implementadas no regulamento deste ano, o grande desafio dos pilotos e equipes da categoria é conseguir uma adaptação cada vez mais rápida a essas novas configurações. Portanto, o trabalho do brasileiro junto da equipe BMW RMG ao longo do fim de semana foi focado em colherem o máximo de dados possíveis sobre o comportamento do carro.
No sábado, Augusto teve um bom início, com o 6º lugar na classificação 1. Largando na terceira fila, o curitibano permaneceu no top-10 nas primeiras voltas, porém, um problema no eixo traseiro do carro causou um desgaste excessivo dos pneus, comprometendo seu desempenho. O piloto completou as 36 voltas em 15º, e a vitória ficou com Gary Paffett, da Mercedes.
Já neste domingo, Farfus ficou com o 13º tempo na sessão que definiu o grid de largada na corrida 2. Na prova, o piloto da BMW mostrou um ritmo consistente para terminar a corrida no top-10 e somar o primeiro ponto na temporada. O vencedor do dia foi Timo Glock, da BMW, após uma intensa disputa com Paffett.
Com o resultado, Farfus sai da primeira etapa na 14ª posição do campeonato. A próxima rodada dupla do DTM acontece entre os dias 18 e 20 de maio em Lausitzring, também na Alemanha.
Antes disso, o brasileiro disputa as 24 Horas de Nürburgring no próximo fim de semana, de 10 a 13 de maio.
Augusto Farfus:
“No sábado, tivemos uma classificação positiva, mas sofremos na corrida com um comportamento inesperado dos pneus. Estudamos o que aconteceu e conseguimos evoluir para a corrida 2. O 10º lugar não é o resultado que almejamos, mas nos mostrou uma direção a seguir, além de estarmos na zona de pontos. Por causa das novidades técnicas, o fim de semana foi de muito aprendizado, colhemos várias informações, o que nos deu uma base importante, e agora vamos trabalhar bastante em cima disso para o restante da temporada ser de muita progressão”.