A tenista brasileira Teliana Pereira avançou nesta quarta-feira às oitavas de final do torneio de Chiasso na Suíça, com premiação de U$ 25 mil. Ela derrotou, de virada, a húngara Reka Luca Jani, 534a colocada no ranking mundial, por 4/6 6/4 6/3, no que foi a sua terceira vitória seguida – ela venceu duas rodadas no qualifying – , no primeiro torneio que joga na Europa, em 10 meses.
“O jogo hoje teve de tudo e estava sentindo muita falta de passar por essas emoções. O tenista vive disso e é isso que me dá cada vez mais vontade de querer evoluir,”relatou a pernambucana radicada em Curitiba, 507a da listagem mundial, que enfrenta na próxima rodada outra tenista da Hungria, Dalma Galfi, 269a na WTA.
“Cheguei aqui sem expectativas de resultados. Estou muito feliz com essas vitórias, mas o principal objetivo é ganhar ritmo de jogo e me sentir bem em quadra.”
SOBRE TELIANA PEREIRA – Natural do município de Águas Belas, no sertão pernambucano, Teliana, nascida em 20/07/1988, migrou para o Paraná ainda criança. Iniciou a carreira profissional em 2005, depois de ótimas atuações como juvenil, e em 2007 deu um pulo na carreira, conquistando a medalha de Bronze no Pan do Rio, ao lado de Joana Cortez, nas duplas.
Em 2013, se tornou a primeira brasileira a alcançar a semifinal de um WTA – em Bogotá – desde 1989. Ainda naquele ano, se tornou a primeira tenista do Brasil a chegar no top 100 da WTA, desde 1990.
Dentro do top 100, em 2014, Teliana conseguiu disputar, pela primeira vez na carreira, todos os Grand Slams na chave principal, chegou a ganhar uma rodada em Roland Garros.
Agora em 2015 quebrou um jejum de 27 anos do Brasil ao conquistar o primeiro título da carreira no WTA de Bogotá, em abril. Em agosto conquistou o segundo trofeu de WTA, em Florianópolis e entrou para o top 50 – 43a. -pela primeira vez, se tornando a 3a. tenista mais bem classificada da história no Brasil, atrás apenas de Maria Esther Bueno e Niege Dias. Atualmente é a 507a. colocada no ranking mundial.
Teliana conta com os patrocínios da Elemídia, Asics, Talento Olímpico Paraná 2020 e tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres.