Buscando combater o uso de programas nos jogos eletrônicos da modalidade Volarant, a desenvolvedora Riot Games bloqueou o acesso de diversos usuários nos últimos meses.
Informações divulgadas revelam que a prática será realizada a cada duas semanas.
De acordo com Soraya Vasconcelos, advogada mineira especialista na defesa de times e jogadores de e-Sports: “Os sistemas de segurança automatizados usados pelas desenvolvedoras para detectar irregularidades podem ,ocasionalmente, cometer erros. Isso pode levar ao banimento de jogadores inocentes, especialmente durante operações em larga escala”.
Os jogadores podem se proteger para evitar banimentos seguindo os termos de serviço do jogo, relatar falhas ou bugs em vez de explorá-los, evitar downloads de programas de terceiros que interagem com o jogo.
“Os jogadores devem ter acesso a um procedimento de desbanimento efetivo dentro do suporte do jogo sem necessitar recorrer na esfera judicial. Em alguns casos o próprio suporte irá desbanir a conta mas em outros somente por decisão judicial acontecerá o desanimando”.
“.Como exemplos de situações que podem causar banimentos injustos temos os falsos positivos, que detectam trapaças ou comportamentos suspeitos incorretamente; os erros de algoritmos, quando os sistemas de inteligência artificial interpretam equivocadamente certas ações que podem parecer trapaças mas são causadas pela habilidade do jogador”.
Sobre Soraya Vasconcelos
Advogada apaixonada por games, especialista em Direito Gamer, esports e do entretenimento, direito do consumidor.