O tênis brasileiro começou bem no ITF W75 de Vacaria. Na rodada de abertura do torneio, disputado no Complexo Santa Teresa, Gabriela Cé e Ana Candiotto conquistaram importantes vitórias em três sets e garantiram vaga nas oitavas de final, somando nove pontos no ranking da WTA.
A gaúcha Gabriela Cé, experiente tenista de 32 anos e atual 485ª do mundo, superou a chilena Fernanda Labrana, vinda do qualificatório, em uma batalha de viradas. Após perder o primeiro set por 6/2, Cé mostrou resiliência e fechou os dois seguintes por 7/6 (7-3) e 6/3. Agora, ela enfrenta a holandesa Anouk Koevermans, 179ª do ranking e cabeça de chave número 6.
Já a paulista Ana Candiotto, de 20 anos e número 593 do mundo, também teve um grande desafio na estreia. Após sair atrás contra a argentina Victoria Bosio, 578ª da WTA, Candiotto reagiu e venceu por 2/6, 6/4 e 6/4. Sua próxima adversária será definida no duelo entre Laura Pigossi, principal tenista brasileira no torneio e cabeça 2, e a italiana Jennifer Ruggeri.
Se por um lado o Brasil teve duas vitórias, Carol Meligeni acabou eliminada na primeira rodada. A paulista de 28 anos e número 264 do ranking foi superada pela polonesa Katarzyna Kawa, cabeça 8 do torneio, por 6/0 e 7/5.
Nesta quarta-feira, mais duas brasileiras entram em quadra em busca da vaga nas oitavas de final. Thaísa Pedretti encara a chilena Jimar Gonzalez, enquanto a brasiliense Luiza Fullana desafia a cipriota Raluca Serban, sétima cabeça de chave.
Foto: Felipe Borges/Vacaria Open