Por Josi Schmidt
A quarta etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia (CPVP) encerrou neste domingo (12.11) com a participação de cinco campeões mundiais na categoria Adulto. Quatro deles subiram ao pódio do torneio que aconteceu nas quadras do Jardim Botânico.
Garantindo a segunda medalha de ouro na temporada, a dupla maringaense Rafael/Adrielson venceu por 2 a 0 (21/15 e 24/22) os curitibanos Edu Bandeira e Dólar. Em 2016 Rafael foi campeão Sub-19 no Mundial que aconteceu em Chipre. Já Adrielson garantiu o título este ano no Mundial Sub-21 que aconteceu na China.
Após mais este pódio, Adrielson comentou sobre a importância do retorno do CPVP como motivação para os atletas. “Para mim é muito importante participar desse paranaense porque incentivamos os atletas mais jovens à treinar cada vez mais e os mais experientes a se manter competindo”, afirmou.
Na disputa pela terceira colocação da etapa, os campeões mundiais escolares em 2015, Patrick e Felipe, superaram Arthur Lanci e Freder e garantiram o bronze após partida que encerrou em 23 a 21. Em 2014, Lanci conquistou o título mundial Sub-19, em Portugal e em 2016 ficou com a medalha de ouro no Mundial Sub-21 que aconteceu na Suíça. Ao lado de Hevaldo, o maringaense garantiu também o título da etapa de Natal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em outubro.
No feminino a dupla Juliana Simões/Nicolly conquistou a quarta medalha de ouro da temporada 2017. No confronto final as maringaenses venceram as conterrâneas Ana Luiza/Amanda por 2 sets a 1, com parciais de 14/21, 21/17 e 15/12.
A campeã Juliana Simões comentou sobre o diferencial que a dupla teve para virar a partida. “O segredo na verdade foi a união em alguns momentos decisivos do jogo pois o entrosamento a gente já tem porque treina junto. Então, em várias situações uma precisou que a outra fosse mais firme e assim a gente se levantou. Acreditamos e buscamos a vitória sobre a forte dupla adversária”, destacou a atleta.
As curitibanas Fernanda e Luana garantiram a medalha de bronze após vitória por 21 a 14 sobre a dupla conterrânea Gok/Mel.
A temporada 2017 do CPVP encerrará com a quinta e última etapa que será realizada entre os dia 1º e 3 de dezembro, em Maringá.
O Circuito Paranaense de Vôlei de Praia é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparana.com.br.