Por Assessoria de Imprensa
A promessa de um campeonato ainda mais acirrado na nova temporada do DTM se confirmou, ao menos na primeira corrida do ano, realizada neste sábado (6), em Hockenheim. Apesar da vitória de ponta a ponta de Lucas Auer, que largou na pole position, as três montadora da categoria estiveram representadas no pódio, com o triunfo da Mercedes, Timo Glock da BMW em 2º e Mike Rockenfeller da Audi em 3º. O brasileiro Augusto Farfus teve um problema com a embreagem na largada, e isso o atrapalhou na busca por pontos, mas ele completou a prova em 13º e ressaltou o bom ritmo de corrida.
Com muitas novidades no regulamento técnico e desportivo, a primeira etapa do DTM tem sido de adaptação para pilotos e equipes. Correndo agora pelo BMW Team RMG, Farfus garantiu o 15º lugar no grid de largada para a corrida 1 do fim de semana. Porém, um problema na embreagem atrapalhou a largada do curitibano, e consequentemente suas chances de completar a prova na zona de pontuação. Então, Farfus arriscou na estratégia e foi o primeiro a entrar nos boxes para a parada obrigatória, ainda na volta 6. Mesmo usando o mesmo jogo de pneus – que neste ano tem um composto mais macio e com maior degradação – por mais de 30 voltas, ele contou com forte ritmo durante toda a corrida e completou a disputa em 13º, próximo do top-10.
Entre os ponteiros, as brigas por posições foram intensas. Primeiro entre Timo Glock e Gary Paffet, 2º e 3º colocados, respectivamente, permitindo que o líder Auer abrisse vantagem na 1ª posição. Dois incidentes marcaram a primeira parte da corrida, entre Robert Wickens e Tom Blomqvist e depois entre Jamie Green e Maro Engel. Wickens e Green foram punidos com drive-through, mas todos permaneceram na corrida. Após todos os pilotos fazerem seus pit-stop obrigatórios, Auer reassumiu o 1º lugar, mas foi intensamente perseguido por Timo Glock nas últimas voltas, até a bandeirada final. Rockenfeller e Mortara também brigaram pelo 3º lugar, mas o alemão levou a melhor, fechando o top-3.
Neste domingo, os pilotos têm novamente uma intensa programação, com a 3ª sessão de treinos livres, seguida da classificação. A segunda corrida da temporada tem início às 10h15 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo BandSports a partir das 9h45 e também pelo Youtube (acesse o link pelo site www.farfus.com, na seção Live Races).
Augusto Farfus:
“Infelizmente a embreagem colou antes da largada e perdi uma grande chance de fazer uma boa prova. O ritmo de corrida era muito bom, arriscamos com uma estratégia bem agressiva, fiz mais de 30 voltas com o mesmo jogo de pneus, e chegamos próximo dos pontos. Agora, o importante é estudar o que aconteceu na tomada de tempos, porque o carro não se comportou como a gente esperava. Mas vamos trabalhar bastante para dar a volta por cima amanhã, afinal, nenhum campeonato se ganha ou se perde na primeira etapa, e a motivação é grande para as próximas corridas”.
Resultado da Corrida 1 – 1ª etapa – Hockenheim:
1 – Lucas Auer (Mercedes) – HWA – 36 voltas – 57min23s598s
2 – Timo Glock (BMW) – RMR
3 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix
4 – Edoardo Mortara (Mercedes) – HWA
5 – Mattias Ekstrom (Audi) – Abt
6 – René Rast (Audi) – Rosberg
7 – Gary Paffett (Mercedes) – HWA
8 – Paul Di Resta (Mercedes) – HWA
9 – Nico Muller (Audi) – Abt
10 – Marco Wittmann (BMW) – RMG
11 – Maxime Martin (BMW) – RBM
12 – Bruno Spengler (BMW) – RBM
13 – Augusto Farfus (BMW) – RMG
14 – Loic Duval (Audi) – Phoenix
15 – Robert Wickens (Mercedes) – HWA
16 – Tom Blomqvist (BMW) – RMR
17 – Maro Engel (Mercedes) – HWA
18 – Jamie Green (Audi) – Rosberg