Por Josi Schmidt
As 12 atletas convocadas pela Federação Paranaense de Voleibol (FPV) para integrar a Seleção Paranaense Juvenil (Sub-19) estão em Curitiba desde quinta-feira (28.09) para treinamentos visando o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) que acontece este ano em Maceió (AL) entre os dias 2 e 6 de outubro.
O Paraná disputará o torneio na Primeira Divisão este ano depois ter encerrando a participação de 2016, da Divisão Especial, em sétimo lugar. Na disputa estarão oito equipes, divididas em dois grupos com quatro integrantes que jogam entre si. As duas melhores seleções de cada chave avançam para as semifinais. Os três primeiros colocados ascendem à elite na temporada de 2018 e os posicionados do sexto ao oitavo lugar caem para a segunda divisão.
Os jogos acontecerão no ginásio Fernando Collor. O grupo A é formado por Paraná, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo. Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul fazem parte do grupo B.
As paranaenses treinam nesta sexta-feira e sábado no ginásio do Clube Curitibano e embarcam no domingo para a capital alagoana. O jogo de estreia será na segunda-feira (02.10), às 10h30, contra a seleção do Espírito Santo.
Para o assistente técnico, Fábio de Almeida, que esteve à frente do treinamento na quinta-feira, apesar dos poucos encontros com a equipe completa, o comprometimento do grupo é um diferencial que pode compensar esse ponto negativo. “O desafio é muito difícil, que é subir de divisão. Temos pouco tempo de treinamento, mas a qualidade técnica e a doação das meninas farão com que a gente alcance o objetivo que é ser campeão brasileiro e voltar à elite”, afirmou.
O técnico da equipe, Ladir Salvi, está confiante no grupo e na participação da equipe nesta edição. “O Paraná tem a obrigação de subir à Divisão Especial por ser um dos Estados que tem um dos melhores trabalhos de base do Brasil. Acredito muito no potencial individual e coletivo das meninas e confio muito que vamos nos empenhar ao máximo e dar ao Paraná um lugar merecido na Divisão Especial”, declarou.