No último fim de semana, Curitiba sediou com grande sucesso a 2ª edição do Encontro Paranaense de E-sports, que reuniu 1.500 participantes e mais de 500 jogadores, reforçando a cidade como um dos polos de destaque para o esporte eletrônico no Brasil. O evento contou com uma programação intensa e diversificada, que encantou o público local e os mais de 100 mil espectadores das transmissões ao vivo no YouTube e Twitch.
O Encontro contou com a participação de 40 times de várias regiões do Brasil, incluindo Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, consolidando o Encontro Paranaense de E-sports como uma plataforma nacional de competição e networking.
“Com um público engajado, premiações robustas e uma programação rica em conteúdos e atividades, o Encontro Paranaense de E-sports reafirmou sua relevância no cenário gamer e garantiu seu espaço entre os principais eventos do setor no Brasil”, considera o presidente da Federação Paranaense de E-sports, Diego Pereira.
Durante os dois dias de evento, três grandes torneios — Paraná Gaming Tournament (PGT), Treta Championship e Gametech — premiaram os melhores competidores com R$ 45 mil em dinheiro, além de equipamentos para os MVPs de cada partida. As disputas atraíram mais de 30 equipes de várias regiões do país, reforçando o papel do Encontro como uma plataforma de alcance nacional.
“Quero parabenizar a organização do evento e destacar o número de participantes inscritos na competição e também o número de atendimentos ao público. É o segundo ano do Encontro de E-sports que o Governo do Estado do Paraná incentiva e, para nós, é um motivo de orgulho, principalmente, por ser um evento pioneiro em nosso estado e muito provavelmente no Brasil com recursos públicos. Aguardamos uma nova inscrição para renovar o projeto no próximo edital que está para ser lançado. Gratidão em fazer parte desse momento”, disse Otávio Vinicius Taguchi, coordenador do Proesporte.
Nas disputas do PGT o título do LOL ficou com os Reis de Curitiba, seguidos do Nunu Comilão, Burning Bunnies e Evosbrave. Já no Valorant, os vencedores foram a equipe da Fábrica do Belga com Azure Bears Golden em segundo lugar. A disputa de 3º será online entre Palestra AZR e Trem Bala SC. No Free Fire; Team Alliance ficou em 1º lugar seguido do Team Xauan, Team Rockstar e Tropa do 7.
Os vencedores do Treta nas categorias Street Fighter 6, Mortal Kombat 1 e Tekken 8 garantiram vaga para o Circuito da 2Game Pro Tour no Chile. “Os campeões no Chile ganharão um contrato de um ano para viajar pelo mundo com salário. Algo único para a comunidade de jogos de luta no Brasil”, explica Giovane Lurezonski, CEO do Treta que teve apoio da 2Join, Diesel Legacy, 2ND Impact, 3rd Fight, Wall Garants, Revolution sticks e Spada Gamer.
Além das competições, a programação incluiu palestras e debates sobre temas relevantes como tecnologias para desenvolvimento de jogos, streaming, criação de conteúdo, direito gamer, sustentabilidade ambiental e o crescimento do esporte eletrônico feminino no Brasil. Entre os palestrantes, destacaram-se nomes como Max Porto, Bruno Sangregório, Alan Speed e Bruno Cassol, com curadoria de André Leandro, da Gamescola, trazendo insights valiosos para os entusiastas do cenário gamer.
O evento também ofereceu outras atrações, como uma arena Freeplay equipada com mais de 30 computadores, consoles e fliperamas, 20 estandes de expositores com novidades do mercado gamer, além de um animado concurso de cosplay, que premiou os vencedores com um total de R$ 1.000. A vencedora na categoria principal foi a Laura (cosplay da Mikasa – Attack on titan). No segundo ficou Jennifer (cosplay de Ahri Immortalized legend) e em terceiro a Beatriz (cosplay de Link do Zelda). Também teve duas categorias a mais, uma de cosplay mais criativo que o André ganhou como Ben 10, e a categoria especial mirim que o Otávio levou com o cosplay de Goku.
Outro diferencial do evento foi a sua acessibilidade. Os ingressos foram gratuitos para alunos de escolas públicas, com preços populares para estudantes de colégios e universidades, reforçando o compromisso da organização em democratizar o acesso ao universo gamer.
Com 24 horas de transmissão ao vivo, mais de 10 influenciadores e 14 palestrantes discutindo diversos temas do universo dos E-sports, o evento mostrou a força da comunidade gamer e geek no Paraná.
No encerramento, a Federação Paranaense de E-sports anunciou que a próxima edição do Encontro está programada para o primeiro semestre de 2025, prometendo uma experiência ainda maior e mais completa para os fãs de esportes eletrônicos.
Organizado pela Federação Paranaense de E-sports, apoio do Governo do Estado do Paraná, através Secretaria de Esporte e do PROESPORTE, e patrocínio da Copel, Ligga, Terabyte e FIAP.
Foto: Marcio Farias