No último sábado (4), pilotos de todo o Brasil se encontraram para a 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. As baterias foram disputadas no traçado do Kartódromo de Interlagos. Os irmãos do Paraná, Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), chegaram com esperança de conseguirem bons resultados, o que os manteria dentro da briga pelas principais colocações em suas categorias. Guilherme conseguiu um pódio na Júnior Menor. No entanto, Rafael teve problemas elétricos em seu kart e ficou fora do Top 10 desta vez.
Na categoria Júnior Menor, Guilherme Busato buscava se manter entre os líderes da competição, na tabela de classificação dos pilotos. Depois de conseguir fazer o sexto melhor tempo no treino para a definição do grid, ele foi para a largada da corrida um, fechando a terceira fila. Com uma performance muito consistente, conseguiu boas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em terceiro, posição de largada na segunda corrida. Nesta prova, após o sinal verde, com muitas brigas por posições, ele acabou chegando em quarto lugar, o que, mesmo assim, lhe deu o terceiro posto na soma das duas baterias.
“Eu estava num bom ritmo, mas não consegui chegar nos dois primeiros, hoje. A Júnior Menor está muito acirrada, com muitas brigas por posições dentro da pista. De qualquer forma, consegui um terceiro lugar, que me mantém deixa colocado na classificação, mas tem muito campeonato pela frente ainda”, comentou Guilherme Busato.
Pela categoria Júnior, Rafael Busato mostrou que está evoluindo a cada prova, nesta categoria. Tanto é assim, que conseguiu a terceira posição no grid após o treino de classificação. Na largada da primeira corrida, lutou palmo a palmo na pista para se manter entre os primeiros colocados e vinha em um bom ritmo, fazendo a volta mais rápida, até começar a perder rendimento por causa de uma pane na parte elétrica de seu kart. No fim, conseguiu cruzar a linha de chegada na décima segunda posição. Na segunda bateria, vindo lá de trás, Rafael ainda conseguiu boas ultrapassagens e chegou em oitavo, mas na soma da duas provas, ficou fora do pódio desta vez.
“O kart estava muito bem acertado na tomada de tempo e na primeira bateria. Eu consegui brigar por posições e numa delas quase decolei (risos), mas depois disso o motor perdeu força e ainda consegui terminar a prova. Na segunda corrida, tive muito trabalho nas ultrapassagens e não deu para chegar mais à frente. Vamos para a próxima”, explicou Rafael Busato.
Agora, os gêmeos do Paraná voltam para casa e aguardam o próximo desafio da Copa São Paulo Light de Kart, na quarta etapa da temporada 2024, que está marcada para o dia 1º de junho, outra vez na pista do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Antes disso, eles têm compromisso em Londrina, na pista Luigi Borghesi, onde será disputada a segunda etapa do Campeonato Paranaense Light.