Neste fim de semana, o traçado de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a última etapa do Campeonato Mineiro de Kart e também o Open do Brasileiro, para aqueles pilotos que vão disputar o Grupo 2 da 58ª edição do Campeonato Brasileiro, entre os dias 11 e 18 de novembro. Os pilotos do Paraná, Rafael e Guilherme Busato (Shift Car / 7 Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), chegaram esperançosos de conseguirem bons resultados na categoria Mini 2T, mas principalmente de desvendarem os segredos da pista de Minas Gerais, sede da competição nacional.
As dificuldades no acerto dos equipamentos foram grandes para todos os pilotos, mas no treino classificatório, os irmãos se garantiram entre os cinco primeiros, na tomada de tempo realizada na sexta-feira (3). Guilherme fechou a segunda fila, em quarto, e Rafael abriu a terceira fila, na quinta posição do grid.
O inesperado veio durante a noite e a manhã de sábado (4) sobre o Kartódromo RBC, com a chuva e pista molhada para a primeira prova do dia, exatamente na categoria Mini 2T. Na largada da primeira bateria, Guilherme acabou se enroscando com um adversário, saiu da pista e na tentativa de uma corrida de recuperação, o motor não teve o rendimento esperado, terminando em décimo lugar. Já Rafael assumiu a ponta antes mesmo da primeira volta, abriu vantagem e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. No entanto, os irmãos acabaram penalizados e não receberam os pontos da corrida, após a equipe ter invertido o equipamento dos gêmeos.
Na segunda bateria, com pista seca, foi a vez de Guilherme conseguir dar o troco e dar um show na pista. Vindo da última fila, conseguiu ultrapassar um a um, até assumir a liderança faltando cinco voltas e não perder mais a liderança até a bandeirada final. Na soma dos resultados das duas baterias, ele acabou ficando em quinto lugar no pódio. Rafael, também teve que fazer uma corrida de recuperação, vindo do final do grid, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho da bateria um e fechou a prova na décima posição, ficando fora do pódio.
“Consegui o pódio em P5 neste Open, mas conseguimos o objetivo maior, que era achar o acerto ideal para essa pista. Um traçados que nós não conhecíamos. Então, agora é voltar no Brasileiro e tentar um melhor resultado ainda”, disse Guilherme Busato, depois da cerimônia do pódio.
“Foram duas boas corridas, aqui em Vespasiano. Fiquei feliz com o pódio do meu irmão, aqui no Open e com o trabalho que fizemos neste fim de semana, temos condições de conseguirmos um bom resultado no Brasileiro”, concordou Rafael Busato, com seu irmão.
Os gêmeos Busato retornam agora para o Paraná, mas daqui a uma semana vão estar de volta à pista do Kartódromo RBC, em Vespasiano, para tentar o título do Campeonato Brasileiro de Kart, do Grupo 2, na categoria Mini 2T.